Entenda o que é e o que faz o suporte técnico em TI

Devido à importância das tecnologias no mercado, é muito importante saber o que é e qual a função do suporte técnico em TI. Continue com a leitura para descobrir!

As tecnologias permitem melhorar drasticamente a forma como os gestores gerenciam seus negócios. Com um bom suporte técnico de TI, é possível tomar decisões mais assertivas, aumentar a participação de mercado, redução de custos e maior eficácia nos resultados.

O suporte de TI também ajuda a acompanhar os desenvolvimentos tecnológicos para garantir que as empresas aproveitem ao máximo as inovações mais recentes e melhorarem a produtividade das equipes.

O que é suporte técnico em TI?

Peça-chave para o sucesso do negócio. O suporte técnico é responsável por fazer um uso criativo da infraestrutura para auxiliar as empresas a aumentarem a eficiência. Dessa forma, é possível promover uma redefinição dos modelos de negócios e uma melhoria constante na experiência do cliente, aumentando assim, o sucesso e os resultados da empresa.

A velocidade e a agilidade são cruciais para determinar se uma empresa pode sobreviver no mercado competitivo do mundo digital. As estratégias de negócios precisam ser flexíveis e as empresas devem ser capazes de mudar de direção, redefinir prioridades e criar novas capacidades de forma mais rápida.

Suporte técnico de terceiros

Muitas vezes por falta de recursos (financeiros, pessoais, etc…) ou de espaço físico, as empresas não tem condições para operar seu próprio departamento de suporte de TI, e preferem terceirizar este trabalho para uma empresa especializada.

Ao fazer isso, obtêm acesso imediato a especialistas em Tecnologia da Informação qualificados e experientes por uma fração do custo benefício bem menor do que empregar sua própria equipe de TI.

As empresas que oferecem suporte técnico geralmente têm divisões lidando com outros aspectos da TI — como design e hospedagem de sites, de modo a fornecer diversos serviços para as necessidades do negócio.

Por que devo ter um suporte?

Vamos dar uma olhada em 4 grandes vantagens na terceirização do suporte de TI:

Atendimento aos chamados do cliente

Os especialistas em suporte técnico estão bem informados sobre sistemas de computadores, sistemas eletrônicos e aplicativos de software. Eles podem atender aos chamados dos clientes, responder a perguntas e solucionar os problemas.

Ao ajudar clientes e usuários finais, o especialista em suporte técnico fará perguntas específicas para entender o problema, pois a maioria dos clientes não estão familiarizados com os termos técnicos e podem se frustrar ao tentar explicar o problema. Por isso, o especialista precisa ter habilidades de comunicação.

Garantia da disponibilidade

O suporte técnico auxilia as equipes de operações a funcionarem melhor, fornecendo-lhes análises de operações de TI vitais que ajudam a tomar decisões mais inteligentes.

Garantem ainda, por meio de planejamento e estratégia adequados, alta disponibilidade de soluções críticas de negócios. Além disso, o suporte ajuda muito na otimização do desempenho dessas soluções de negócios para acelerar a entrega de serviços e maximizar a eficiência de ativos.

Estabilidade e atualização do ambiente de TI

Os serviços de suporte técnico de TI garantem que o negócio receba o máximo valor do seu investimento de forma exclusiva para manter a estabilidade e a atualização constante do ambiente de tecnologia.

O suporte vai trabalhar de forma colaborativa com a empresa para entender seus casos de uso e necessidades de negócios exclusivos. Eles vão fornecer orientações e suporte proativo para garantir que o ambiente de TI seja seguro, confiável, atualizado e pronto para atender às suas necessidades.

Agilidade de atendimento pelo serviço remoto

As equipes de serviço de suporte técnico são capazes de fornecer uma solução de diagnóstico remoto em tempo real. Dessa forma, minimizam a interrupção e maximizam a disponibilidade do sistema da empresa.

Com um programa de monitoramento remoto, o suporte fica muito mais ágil, pois dispõe de ferramentas que melhoram o desempenho da infraestrutura de TI e realizam uma manutenção preventiva. Tudo isso, evita que qualquer possível interrupção se torne um problema muito antes que aconteça.

Redução de despesas com pessoal

Ao optar por contratar um serviço de suporte técnico, sua empresa vai reduzir os custos mensais e gerais. Ter um suporte de TI permite que os gestores se concentrem mais em administrar a empresa  enquanto a empresa terceirizada garante o suporte em TI com profissionais sempre atualizados e treinados.

O que considerar antes de contratar um suporte em TI?

Antes de contratar uma empresa de suporte técnico, é importante tomar algumas precauções. Veja a seguir:

Verifique depoimentos de clientes

Antes de contratar um suporte técnico verifique as opiniões de outros usuários e leve-as em consideração ao optar por um contratante. Se um membro com uma quantidade substancial de feedback positivo for um pouco mais caro do que um com feedback negativo ou sem feedbacks, provavelmente valerá a pena.

Em outras situações, as melhores críticas vêm de outras pessoas de negócios ou de seus amigos. Pergunte-lhes se já tiveram experiências com empresas da área, pois eles podem ter sugestões testadas e comprovadas que vão facilitar o processo.

Averigue se o sistema de atendimento e suporte é padronizado

Embora você deseje que sua equipe trabalhe bem independentemente, é importante manter as linha de comunicação aberta — especialmente quando relacionadas aos seus objetivos e expectativas — e averiguar se o sistema de atendimento é padronizado.

Para qualquer projeto que você esteja terceirizando, para se tornar bem-sucedido, você deve comunicar de forma clara o que precisa, bem como estabelecer ao fornecedor uma descrição de suas funções. Seja detalhado e específico ao explicar métricas para atender, expectativas de qualidade, escopo e prazos para o projeto.

Se possível, visite o parceiro pessoalmente

Dependendo do local selecionado para sua pesquisa, as visitas podem ou não ser possíveis. No entanto, se for uma visita pessoal, pode ser uma ótima maneira de ver como a empresa trabalha e determinar com precisão as verdadeiras características do parceiro em potencial.

As rotinas de desenvolvimento de negócios são bem orquestradas em qualquer empresa de serviços profissionais, portanto, durante um processo exploratório remoto, você provavelmente vai ver exatamente o que o parceiro quer que você veja.

Uma visita presencial, no entanto, é muito mais difícil de encenar, e vai comunicar o estado real do seu fornecedor de terceirização.

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