Novas tecnologias são desenvolvidas a todo o tempo e as empresas que realmente desejam se destacar no mercado, precisam estar por dentro dessas novidades. A área da tecnologia da informação (TI)  oferece, constantemente, novos patamares de inovação para pequenos negócios.

Em uma pesquisa realizada pela Microsoft, foi constatado que as PMEs com maior investimento em tecnologia no Brasil, aumentaram em 16% sua receita anual, e geraram empregos 11% mais rápido que empresas com menor investimento na área.

Acompanhe-nos nesse texto e compreenda os benefícios da tecnologia para pequenas empresas!

1. Aumento da produtividade

Aí está uma palavra-chave dentro de qualquer ambiente corporativo: produtividade. Tarefas simples que costumavam demandar um tempo considerável (listas e finanças, por exemplo) são executadas com precisão, segurança e agilidade a partir de novos softwares — como o Office 365.

Além deste, existem os softwares de gestão que, sem dúvida, agregam grande valor à empresa — além de fornecer dados relevantes. É recomendado que se faça uma consultoria em TI para que o aproveitamento seja o máximo possível.

2. Otimização do planejamento financeiro

Outra palavra-chave no mundo dos negócios é planejamento. Quanto mais próximo da realidade o planejamento for, melhor! Isso implica em menos imprevistos e redução dos gastos inesperados.

Um bom exemplo de inovação que auxilia no planejamento financeiro é o CRM (gestão de relacionamento com o cliente, em tradução livre). Essa tecnologia lhe permite entender melhor o perfil de seus consumidores e assim direcionar seus investimentos com o intuito de obter resultados mais interessantes (tanto para os clientes quanto para a empresa).

3. Melhoria no relacionamento com os clientes

Disponibilizar um canal de comunicação com seus clientes — desde o pré ao pós-venda — é uma atitude que demonstra propriedade e segurança no serviço prestado. Dessa forma, o cliente sabe que pode contatar facilmente sua empresa para esclarecimento de qualquer questão.

Ao criar um website e abastecê-lo com conteúdos atualizados, você educa sua clientela, demonstrando maestria em determinado serviço/produto.

4. Armazenamento virtual de documentos

A cloud computing (computação em nuvem) é uma grande tendência em TI para 2018. Essa tecnologia traz grandes benefícios e facilidades para as pequenas e médias empresas, visto que o espaço físico deixa de ser um fator limitante. Basta conectar-se à internet para poder acessar documentos de diversos tipos no One Drive, por exemplo.

Junto com esse grande avanço tecnológico está a segurança dos dados. É importante estar ciente das maneiras de manter suas informações protegidas.

5. Aumento da eficiência no mercado

Se você já está inserido no mercado há algum tempo, sabe que é preciso inovar sempre para manter seu negócio. As ferramentas de TI oferecem o que há de mais novo em tecnologia para pequenas empresas, aumentando assim sua vantagem competitiva.

Ao implementar recursos tecnológicos em sua pequena/média empresa, alguns fatos podem ser observados:

  • centralização da gestão;
  • informações mais precisas;
  • tomadas de decisão bem direcionadas;
  • padronização de processos;
  • melhor utilização do tempo.

Como podemos ver, existem motivos de sobra para investir em tecnologia para pequenas empresas. Mas para que seus investimentos obtenham o melhor resultado possível, consulte um especialista em TI.

Se achou relevante o conteúdo do artigo e pretende se manter informado sobre o assunto, assine nossa newsletter e não perca nenhuma novidade da área!