Desde sua criação, a internet se mostra uma ferramenta muito versátil e surpreendente. Por volta dos anos 90, começou-se a notar que a troca de mensagens e o compartilhamento de informações poderia ampliar a importância da tecnologia nas empresas, agilizando e otimizando alguns serviços.

Pouco tempo depois, o conceito de nuvem como conhecemos surgiu, trazendo mais acessibilidade e segurança à informação. Mas, afinal de contas, o que é nuvem e como ela pode otimizar os processos e garantir a segurança da informação?

No post de hoje, falaremos um pouco mais sobre a ela. Se você quer saber como a nuvem pode trazer benefícios para a sua empresa, acompanhe a leitura!

O que é nuvem e como ela funciona?

O conceito cloud computing pode parecer complicado, mas não é. A computação em nuvem teve início quando empresas e usuários que estavam acostumados a guardar arquivos e processar aplicações em ambientes próprios, poderiam utilizar o ambiente de compartilhamento da internet para facilitar a sua colaboração. Quando algumas empresas perceberam que os recursos necessários para realizar as suas atividades próprias possuíam picos e vales de utilização, eles perceberam que ofertar essa capacidade ao mercado poderia reduzir seus próprios custos e gerar novas receitas. O desafio então passou a ser como fazer essa oferta de forma flexível e segura que hoje chamamos de computação em nuvem.

A grande vantagem da nuvem é a possibilidade de ao invés de sairmos comprando equipamentos cada vez que precisamos de mais área de armazenamento ou capacidade de processamento, comprar somente o necessário como serviço, diminuindo o investimento necessário para se conseguir realizar um projeto ou uma atividade e expandindo esta estrutura com a necessidade.

Esta característica foi fundamental para o aparecimento da nova economia, pois sem ela a grande maioria das startups não teria recursos necessários para iniciar sua atividade.

Além disso, como todo o modelo já nasceu na internet, características como independência de local físico, e interação das pessoas com os dados salvos devem ser considerados para garantir a integridade e segurança das informações trabalhadas.

Quais as vantagens da nuvem?

Uma das melhores vantagens da computação em nuvem é que não é necessário investir em enormes servidores, o que aumenta o espaço disponível na empresa e diminui gastos com instalação e manutenção desses equipamentos.

Outras vantagens econômicas e no desempenho do serviço podem surgir com a aplicação da computação em nuvem. Além de reduzir custos, ela aumenta a produtividade e a segurança dos seus dados, podendo otimizar várias operações. Abaixo estão algumas outras vantagens de utilizar a computação em nuvem:

1. Compartilhamento de informações

A nuvem permite que várias pessoas acessem o mesmo documento de diferentes locais em tempo real. Assim, você consegue compartilhá-lo com mais facilidade entre seus colegas de trabalho, gerando mais produtividade e agilidade nos processos.

A rapidez com que os arquivos são compartilhados pode se estender também a pensamentos e diferentes opiniões, gerando discussões e novas ideias, exercitando a criatividade dos funcionários e trazendo inovações ao ambiente de trabalho.

2. Mobilidade

Uma das grandes vantagens da computação em nuvem é que ela trabalha através da internet. Dessa forma, não é necessário a instalação de nenhum software local.

Isso faz com que o acesso à nuvem seja feito de qualquer lugar e de qualquer dispositivo, como já mencionado. Pode ser de um tablet, celular, notebook ou desktop. Os únicos requisitos são autorização de acesso e conexão com a rede.

3. Segurança

As empresas que prestam o serviço de armazenamento dos seus dados também cuidam da segurança das informações, com protocolos e procedimentos rígidos. Isso colabora para que o time responsável pela TI fique mais focado em questões que poderão trazer mais resultados ao negócio.

4. Backup em nuvem

O backup em nuvem é feito de forma automática pela empresa fornecedora, livrando a equipe de TI da tarefa de realizar o backup de forma local — o que é ótimo para a empresa, pois assim ela libera espaço disponível em seus servidores.

O backup em nuvem apresenta maior segurança. Como ele estará em outro lugar, em caso de roubo ou desastres, os dados podem ser facilmente recuperados de maneira remota.

Estamos na era da transformação digital e a computação em nuvem veio para mudar o jeito como lidamos com o acesso e compartilhamento das informações, trazendo vantagem competitiva ao ramo empresarial e mais segurança e mobilidade às informações.

E você, já usa a tecnologia em nuvem na sua empresa? Compartilhe suas opiniões positivas ou negativas nos comentários do post!