Você já precisou esperar por muito tempo até o computador ligar? Ou perdeu algum documento importante por conta de um travamento?

Situações como essas são comuns quando utilizamos equipamentos e softwares desatualizados. Uma análise criteriosa da atualização tecnológica do ambiente pode trazer diversas vantagens para a equipe e, consequentemente, melhores resultados para a empresa.

Não sabe o que é uma atualização tecnológica? Quer saber quais benefícios ela pode trazer? Continue acompanhando o post!

O que é deve ser considerado em uma análise de atualização tecnológica?

Todos os componentes técnológicos do ambiente empresarial: equipamentos, softwares, links de comunicação e serviços. A eficiência de um ambiente sempre vai estar limitada pelo seu componente mais frágil, não basta sempre melhorar um único ponto, se não olhamos para o todo, um item defasado pode trazer um mau andamento das tarefas e, em casos piores, comprometer todo o resultado.

Assim antes de comprar aquele último lançamento olhe para o seu ambiente como um todo, os benefícios podem precisar de menos investimento do que o mercado tenta te apresentar.

Dada esta breve explicação, conheça então 5 motivos para a atualização tecnológica!

1. Evitar trabalhos repetitivos

Trabalhos repetitivos são cansativos e apresentam grande riscos de falha por desatenção.

Nos últmos tempos muitas soluções foram criadas para fazer de forma automática rotinas repetítivas, integrações, checagens.

Veja se você ou alguém da sua equipe, não tem aquela rotina que cansa antes mesmo de começar e que poderia ser substituída pelo uso de uma solução.

Além de acelerar o processo, o número de falhas tende a diminuir, não precisando gastar com retrabalho. Assim, você e o grupo pode achar aquele tempo que faltava para fazer coisas mais criativas e desafiadoras.

2. Atenda o desejo do seu público

Vivemos a era do self service com serviços diferenciados e atenção premium.

Seus processos de atendimento permitem essa flexibilidade para seus clientes?

Pense na jornada de interação do seu cliente e olhe para as soluções que você no mercado, quais delas podem transformar essa interação e tornar essa experiência única.

Além disso muitas dessas soluções lhe trarão muito mais informação sobre as expectativas e desejos dos seus clientes.

3. Melhore a produtividade

Muitas das rotinas do nosso dia a dia podem ser simplificadas pelo uso de ferramentas melhores ou até mesmo pela simplificação.

Você analisa se as ferramentas que está utilizando são as mais adequadas para as atividades que está executando?

Integração de email, uso da camera do celular, ferramentas de gestão de tarefa de forma colaborativa, aplicativos de mensagem nosso dia está diferente, que tal olhar para suas atvidades e ver se elas não podem ser feitas de uma forma melhor.

4. Redução dos custos

Fabricantes de equipamentos e provedores de serviços desenvolvem uma batalha constante para oferecer produtos melhores por preços cada vez mais competitivos.

Você avalia quais dessas soluções podem representar uma econômia no seu dia a dia?

Hoje temos carros híbridos, energia aeólica e solar, lâmpadas de LED. Todos esses itens além de inovação e atualização tecnológica também representam possibilidades de economia.

Que tal colocar no papel o investimento necessário e a economia gerada para definir quais mudanças devem ser realizadas em primeiro lugar.

5. Vantagem competitiva

Quem não gosta de novidade? A concorrência quando fica para traz.

Quando inovamos nos posicionamos a frente de nossa concorrência, seja pela qualidade dos nossos produtos, seja pelo atendimento que oferecemos, o que nos torna diferenciados perante nossos clientes.

Com tantas inovações ao nosso redor, não seria prudente analisar se alguma delas não pode nos tornar únicos?

Uma embalagem, uma lembrança, uma funcionalidade, um gracejo pode estar ao seu alcance para tornar seu produto ou serviço ainda melhor perante o seu cliente.

Que tal olhar para atualização tecnológica não somente como cliente mas como uma oportunidade real de tornar a sua empresa mais competiva?

Com a boa utilização das ferramentas e softwares, a atualização tecnológica pode ser uma grande aliada. Como dissemos no artigo, os benefícios são diversos, desde o melhor rendimento dos funcionários à redução de custos na companhia.

Além das dicas passadas, é importante também estar atento às formas de segurança na empresa. Tem interesse no assunto? Leia nosso artigo e saiba como a TI pode manter seus dados seguros a qualquer momento!