Pare de gastar dinheiro à toa! Veja quais fatores considerar ao analisar o preço de uma consultoria de TI

Como muitos outros serviços, o custo da consultoria em TI varia de acordo com a empresa e os serviços fornecidos. As necessidades das empresas mudam em função da atividade, do tamanho, dos recursos que são utilizados, etc. Antes de poder determinar o preço de um projeto completo de consultoria em TI para sua empresa, primeiramente é preciso determinar quais serviços você necessita.

Veja, a seguir, algumas atividades que podem ser desempenhadas por uma consultoria e como isso agrega valor ao seu negócio.

Consultoria de Sistemas’

É um serviço focado no levantamento de dados junto à direção e colaboradores. Inclui avaliação, pesquisa, gestão e implementação de projetos em sistemas, sejam eles desenvolvidos internamente ou implementações de terceiros como, por exemplo, as de sistemas ERPs.

Este processo pode englobar o levantamento de necessidades, planejamento básico da aplicação, gestão do desenvolvimento, homologação, garantia da qualidade (quality assurance) e entrada em produção (rollout).

Ao contar com uma consultoria especializada, como a da Metrobyte, sua empresa terá a certeza que a implementação do software ocorrerá de maneira adequada, sem deixar brechas de segurança.

Além disso, há uma otimização dos recursos, visto que a empresa contratante não terá custos com retrabalhos, perdas de informação e improdutividade devido a falhas dos sistemas.

Migração para o Office 365

Cada vez mais as soluções de TI estão se concentrando na nuvem. Essa tecnologia traz mais segurança, agilidade e flexibilidade para as operações das empresas e o Office 365 é mais uma demonstração disso.

As empresas que já migraram para essa solução estão mais a frente no que diz respeito a mobilidade dos funcionários, otimização dos recursos e dinamismo das tarefas diárias.

No entanto, a adoção dessas soluções devem ser feitas de forma planejada, para ganhar em produtividade e estar preparado para a expansão dos negócios. Por isso, contar com consultoria em TI especializada na migração para o Office 365 é essencial para que o processo ocorra de maneira segura e estruturada.

Suporte remoto e no local

Atualmente, o suporte remoto tem apresentado a melhor relação custo-benefício para as empresas. No entanto, é importante frisar que este serviço deve ser desempenhado por empresas que apresentem serviço de qualidade, com experiência comprovada e com profissionais capacitados e certificados, como é o caso da Metrobyte.

Podem ser exigidas visitas ou mesmo a alocação de recursos na empresa, a depender das necessidades da empresa. No entanto, esses procedimentos podem acarretar custos adicionais, dependendo das tarefas.

Segurança da informação

Atualmente, quase todos os dados importantes de uma empresa estão concentrados em formato eletrônico. Isso faz da segurança da informação um dos pontos mais críticos em todos os negócios.

As empresas estão expostas a diversos tipos de ameaça, como ataques hackers, perda de informação devido a falha de equipamentos, entre outras.

Por isso, ações como planejar a proteção e o controle da utilização da internet, estações de trabalho (limitar e controlar o que o colaborador pode, ou não, fazer), servidores e dispositivos móveis são primordiais para prevenir roubo (espionagem industrial), sequestro, vazamento ou uso indevido das suas informações.

Uma consultoria em TI especializada em segurança, como a Metrobyte, pode mapear todos os processos, determinar os riscos potenciais, além de desenvolver e implementar, por exemplo, políticas de segurança da informação e de backup, para que os dados da sua empresa estejam o mais seguro possível.

Como avaliar os serviços de uma consultoria em TI

Uma empresa de consultoria de TI nunca deve oferecer uma solução única para todos os clientes. Uma boa consultoria irá personalizar seus serviços com base no que sua empresa precisa, fornecendo uma solução que consiste em um ou mais dos serviços discutidos acima.

É assim que você pode precificar com mais precisão a consultoria em TI, determinando o que você precisa e o que atende às suas restrições orçamentárias. Caso contrário, você pode acabar com uma solução que inclui muitos aspectos que o farão desperdiçar mais dinheiro em itens que você não precisa.

Não é fácil determinar quanto gastar em uma consultoria em TI sem antes avaliar o quão valioso o serviço será para sua empresa.

Desse modo, é possível dizer que uma consultoria vale um percentual de quanto ela gerou de benefícios para a empresa contratante, ou seja, a empresa deve pagar ao consultor uma parte daquilo que a empresa obteve de retorno do trabalho.

Se você precisar de ajuda para determinar o que sua empresa precisa, fale com os especialistas da Metrobyte.

Podemos fornecer uma ampla gama de serviços para oferecer à sua empresa tudo o que precisa para manter um desempenho de TI eficiente, mantendo os custos o mais baixos possível.

Os especialistas da Metrobyte ajudarão você a saber exatamente quanto custará uma solução personalizada de serviços adequados para sua empresa. Entre em contato clicando aqui.