Seja interno ou terceirizado, o fato é que contar com um profissional de TI é muito importante para garantir que a empresa funcionará da melhor maneira possível. Esses profissionais são tão necessários quanto os vendedores, por exemplo, já que além de cuidar da tecnologia, auxiliam em tomadas de decisões estratégicas.

Mas se você ainda não tem noção da amplitude da Tecnologia da Informação para as empresas, continue a leitura e entenda qual a real importância deste profissional para os negócios. Boa leitura!

Um profissional de TI pode oferecer suporte técnico de qualidade

Uma das áreas mais conhecidas de TI é aquela em que os responsáveis precisam garantir que todos os equipamentos e redes de uma empresa estejam funcionando perfeitamente.

Os profissionais do suporte gerenciam todos os computadores e servidores, elaboram documentos técnicos, realizam instalações de impressoras em rede e buscam soluções para aprimorar cada vez mais o sistema das empresas.

Mais do que consertar, o setor de suporte cria medidas para prevenir problemas causados por mau uso ou instalações de baixa qualidade, softwares piratas, etc — além, claro, de auxiliar os outros colaboradores em suas tarefas diárias, garantindo que consigam extrair o máximo de seus equipamentos tecnológicos.

É ele quem garante que as informações de sua empresa estejam seguras

Se toda a informação valiosa de sua empresa está armazenada em servidores e computadores, como garantir que algum hacker ou funcionário mal-intencionado não vai vazar esses dados para um concorrente? Com redes e sistemas protegidos.

Os analistas de segurança são encarregados de proteger inclusive os computadores dos clientes, como se fossem uma extensão dos equipamentos da própria empresa.

Para garantir a segurança dos dados, equipamentos e programas, é muito comum que esse departamento utilize:

  • ferramentas de monitoramento de tráfego da rede;
  • firewalls devidamente configurados e atualizados;
  • protocolos entre redes internas e externas;
  • criptografia, para garantir a segurança de informações.

Profissionais de tecnologia também cuidam dos servidores internos

Além da segurança virtual das informações de uma empresa, é preciso cuidar do armazenamento físico e do caminho que esses dados percorrem para transitar entre os servidores.

Por isso, é muito importante contar com profissionais aptos para escolher os melhores hardwares e softwares para a criação da central, instalar e configurar todos os equipamentos e realizar manutenções preventivas.

Os servidores são equipamentos sensíveis, que precisam ficar em salas isoladas, com temperaturas específicas e dependem de muitos componentes elétricos, por isso um gerente de banco de dados precisa estar sempre atento às condições do ambiente.

Para ficar mais claro, imagine que o gerente de banco de dados é como um analista de segurança que cuida dos ambientes onde os dados serão depositados.

E não para por aí…

Os profissionais de TI também podem auxiliar na gestão estratégica da corporação, participando de projetos como:

  • aprimoramento das atividades de gestão da companhia;
  • integração de setores;
  • melhoria na produtividade interna;
  • redução de riscos relacionados à infraestrutura de redes.

Quanto maior a empresa, mais departamentos são criados — e o objetivo é ter profissionais cada vez mais especializados em uma única função. Por isso, a todo momento surgem novos departamentos, nomes e especializações para os profissionais de tecnologia. Com o advento da Internet, ter pessoas responsáveis por esse setor é tão necessário quanto o departamento comercial.

Agora que você já descobriu a importância do profissional de TI para uma empresa, compartilhe o conhecimento com outras pessoas em suas redes sociais e ajude a propagar a importância dessa área!