Um erro comum na gestão de empresas é ver certas responsabilidades como simples gastos, e não como oportunidades de impulsionar o negócio. Olhar o ambiente de TI dessa forma é desconsiderar possibilidades importantes em um ambiente competitivo. Afinal, a tecnologia é uma forte aliada das empresas, ela possibilita otimizar processos, trazer mais agilidade para as operações da companhia e ainda garantir a redução de erros causados por fator humano.

Quer descobrir mais sobre a infraestrutura de TI e como ela pode remodelar o seu negócio? Então você veio ao lugar certo! Reunimos as melhores informações no post de hoje!

Qual é a função da infraestrutura de TI?

A infraestrutura de uma construção é como um sustento que servirá de base para o projeto. O alicerce faz parte dessa etapa e, mesmo que invisível aos olhos, é ele quem manterá a solidez da construção, permitindo que tudo o que foi planejado seja posto em prática.

Um alicerce mal acabado ou erguido com materiais de baixa qualidade faz com que a sua estrutura fique fragilizada, podendo chegar inclusive a desabar diante de uma adversidade imprevista. A metáfora cabe quando falamos na infraestrutura de TI da empresa.

É o setor de tecnologia da informação que oferece as bases para que a companhia opere em um mundo informatizado e possa responder as solicitações de seus clientes, sejam eles internos ou externos. Por isso, é importante dar a atenção que a área merece, compondo sua estrutura de informática com ferramentas adequadas as necessiades empresariais.

Para montar uma infraestrutura sólida, há sete componentes que são essenciais:

  1. hardware ou equipamentos;
  2. sistemas operacionais, como Windows ou Linux;
  3. aplicativos e demais softwares;
  4. gerenciamento dos dados e armazenamento de informações;
  5. redes;
  6. telecomunicação e Internet;
  7. serviços de integração.

Além da estrutura física, é preciso que a empresa habilite seus funcionários para o uso das novas plataformas, garantindo o aproveitamento das implementações — trazendo, assim, agilidade e precisão nas tomadas de decisão da companhia.

Como montar a infraestrutura de TI?

Quando a empresa tem o objetivo de montar um ambiente de TI ou pensa em rever sua infraestrutura existente, é necessário analisar sua necessidade como um todo e mensurar os investimentos. Para avaliar suas alternativas, o gestor precisa se atentar a alguns fatores específicos. Listamos o que sua empresa precisa observar quando vai apostar em inovação tecnológica:

Avaliação de necessidades

Antes de colocar em prática qualquer tipo de ação, deve-se estudar bem o lugar em que a empresa se encontra, sua capacidade de investimento e seus objetivos a curto e longo prazo.

É importante determinar qual a necessidade da TI dentro da companhia, os requerimentos para que novos sistemas sejam implementados e se preparar para enfrentar quaisquer restrições técnicas que possam aparecer no processo de modernização.

Dentre os objetivos buscados pelas empresas que contam com a tecnologia estão a simplificação do armazenamento de dados, a automação das operações importantes, o incremento da resiliência empresarial e a aplicação de respostas mais rápidas.

Planejamento estratégico e escalabilidade

Uma vez que as necessidades do negócio estejam especificadas, o próximo passo é definir os componentes das soluções. Por quê? Porque essa atitude favorece a escalabilidade, habilidade necessária nas empresas que objetivam aumentar sua produtividade.

Pequenos e médios negócios têm necessidades divergentes às demandas de grandes companhias. Assim, as particularidades de cada negócio devem ser consideradas na hora de traçar planos estratégicos.

Também vale apostar nas decisões definitivas assim que qualquer problema no projeto surge. Pode soar redundante oferecer esse conselho, mas é comum que os gestores tentem resolver o problema com soluções temporárias mais simples ou mais baratas, correndo o risco do problema voltar a aparecer.

Implementação e continuidade

Com a infraestrutura de TI em operação, lembre-se de manter os processos flexíveis e intuitivos, apostando na simplificação das operações.

Toda decisão tomada no departamento de tecnologia da empresa deve estar registrada e bem descrita, a fim de que recém-chegados possam dar continuidade aos processos e qualquer erro possa ser mais facilmente corrigido.

Caso a empresa já possua uma infraestrutura de TI e esteja buscando uma transição, é preciso colocar na conta o tempo que a companhia ficará sem o ambiente atual e o quão grande será a defasagem provocada pela ausência desse serviço.

Quais as vantagens da infraestrutura de TI?

Se você ainda não está certo de que precisa utilizar a TI como ponto-chave para a propulsão da sua empresa em direção ao sucesso, conheça razões para investir na tecnologia da informação e aproveitar seus benefícios:

Aumento da produtividade

Com as soluções trazidas pela infraestrutura de TI, a empresa pode utilizar softwares que otimizem os processos diários, assim reduzindo ou eliminando a necessidade de controles manuais. Dessa forma, os colaboradores podem focar em atividades mais estratégicas, sem se distrair com as atividades operacionais.

A TI ainda contribui para gerenciar o grande volume de informações que é constantemente recebido ou enviado pela empresa, realizando backups e salvamentos automáticos.

Comunicação precisa

Com plataformas de cloud computing, os colaboradores podem se comunicar de maneira rápida e eficaz com times, superiores, fornecedores e até mesmo com consumidores.

Graças aos aplicativos de mensagens instantâneas — além de outras alternativas, como os e-mails corporativos e as videoconferências —, é possível reduzir os gastos com telefonia. As ferramentas asseguram que as pessoas que estão distantes do escritório possam ter participação efetiva nas reuniões ou fazer trocas relevantes de informações com vários dos setores da empresa.

Proximidade com o cliente

A infraestrutura de TI permite que os profissionais utilizem recursos para modificar os laços com o consumidor. Apresentações diferenciadas são uma das vantagens da tecnologia, possibilitando chamar a atenção do potencial cliente e despertando o interesse na compra de um produto ou serviço.

O setor de marketing também ganha nessa história, já que pode se utilizar dos bancos de dados virtuais, em que estão armazenadas as informações dos clientes, assim podendo avaliar suas preferências. Conhecendo o consumidor, a empresa se torna mais eficiente na hora de traçar novas campanhas de divulgação, comunicar sobre promoções e produtos e aplicar o pós-venda.

Segurança da informação

Esta talvez seja a principal contribuição da TI nas empresas. Com a infraestrutura montada, seus dados ficam armazenados em segurança, especialmente quando se aposta em cloud computing, que possui camadas de segurança e encriptação de informações.

Os backups automáticos e programados também cumprem a promessa de recuperar dados caso haja qualquer queda ou falha no sistema.

Viu como a infraestrutura de TI pode mudar a realidade da sua empresa? Para conhecer mais sobre as vantagens da tecnologia da informação e aplicá-la ao seu negócio, entre em contato com a Metrobyte!