O monitoramento de rede ajuda a reduzir custos, a aumentar a produtividade e a elaborar estratégias para satisfazer os usuários. Saiba mais!

Você tem problemas com interrupções ou com a velocidade de sua rede? Se você deseja melhorar sua capacidade de controlar o desempenho de sua rede ou resolver alguns problemas de TI antes que eles afetem seus resultados, o monitoramento de rede é a solução certa para você.

Mas o que significa monitoramento de rede?

O monitoramento de rede consiste no uso de um sistema que analisa constantemente uma rede de computadores. Isso serve para identificar componentes lentos ou com falha, tendências ou padrões de uso. Caso sejam detectados algum componente problemático, o sistema notifica o administrador da rede (via e-mail, SMS, etc.).

Assim, o monitoramento de rede é um subconjunto do gerenciamento de rede e pode ajudar a melhorar as operações diárias do seu negócio de várias maneiras. Veja alguns exemplos:

monitoramento de rede

#1 Redução de Custos

O monitoramento de rede pode oferecer oportunidades significativas de redução de custos para o seu negócio.

Para as pequenas e médias empresas, a perda de produtividade durante uma interrupção de rede pode resultar em um impacto financeiro relevante, principalmente se isso ocorrer com frequência. O monitoramento adequado da rede permitirá que você antecipe possíveis interrupções e resolva os problemas de rede de maneira proativa para reduzir quaisquer riscos ao seu negócio.

O software de monitoramento de rede também ajudará você a entender quais componentes estão sendo usados ​​(ou usados ​​em excesso) e quais são subutilizados. Isso também pode ajudá-lo a descobrir custos desnecessários que podem ser eliminados ou identificar um componente de rede que exija atualização para manter o bom desempenho futuramente.

#2 Desempenho da Rede

O monitoramento de rede é a melhor maneira de controlar o desempenho da rede da sua empresa. Quando feito de forma ativa, essa prática pode ajudá-lo a detectar problemas precocemente, antes que eles afetem suas operações diárias.

O software de monitoramento de rede fornecerá dados em tempo real sobre uma ampla variedade de métricas. Incluindo uso de largura de banda, perda de pacotes, latência e muito mais. Esta visão geral detalhada do seu sistema permitirá que sua equipe de TI identifique facilmente a origem de qualquer problema.

#3 Segurança

Embora não seja uma solução de segurança, o monitoramento de rede pode ajudá-lo a melhorar a segurança dos dados da empresa e impedir o uso inadequado da rede.

Existem várias maneiras de detectar um risco de segurança em sua rede. Picos de tráfego incomuns ou dispositivos desconhecidos conectados à rede podem ser sinais precoces de um ataque cibernético, e o monitoramento de rede pode detectar esses indícios de perigo.

O gerenciamento de rede adequado também pode impedir que seus usuários acessem acidentalmente sites indevidos que possam afetar sua rede. Visto que é possível criar configurações para bloquear o acesso a sites nocivos e fortalecer os protocolos de segurança. Essas táticas ajudarão a melhorar a segurança geral da sua rede.

#4 Resolução de problemas

O tempo necessário para solucionar problemas de rede é bastante reduzido com o monitoramento adequado. O software de monitoramento de rede deve fornecer dados de referência claros sobre o desempenho normal de sua rede. Desta forma, quando surgirem anormalidades, será fácil descobrir a sua origem.

#5 Padrões de uso

O monitoramento de rede ajudará você a ver as tendências de acesso em diferentes horários e por localidade. Ao identificar padrões de uso, você poderá identificar picos de demanda e alocar recursos para proporcionar uma experiência melhor para seus usuários.

Você também pode acompanhar o uso de aplicativos específicos para entender o que é popular em um grupo ou local específico. Essas informações podem ajudar a melhorar seus sistemas para uso interno e aplicativos voltados para o cliente.

Qual software utilizar?

Existem diversas ferramentas para monitoramento da rede. Para escolher o melhor para a sua empresa, é preciso, primeiramente, identificar suas necessidades.Confira algumas opções populares no mercado:

WhatsUp Gold (WUG)

Uma das ferramentas mais fáceis de usar e altamente configuráveis ​​no mercado. Os painéis são intuitivos e visualmente atraentes. Para o gerenciamento diário de TI, o WhatsUp Gold é uma ferramenta de monitoramento de rede com uma boa relação custo/benefício. Em sua versão mais recente, estão disponíveis recursos como o monitoramento de nuvem híbrida, monitoramento de desempenho em tempo real, failover automático e manual e visibilidade estendida para redes distribuídas.

SolarWinds Network Performance Monitor

É muito fácil de configurar, visto que a ferramenta descobre automaticamente os dispositivos de rede. O produto é altamente personalizável e sua interface é fácil e intuitiva. Assim, você pode criar uma topologia personalizada para toda a sua infraestrutura de rede.

OP5 Monitor

É a solução de monitoramento de nível empresarial da empresa OP5. Com ele, você pode monitorar aplicativos, redes, servidores e armazenamento, independentemente do local, seja híbrido ou em uma nuvem privada/pública. O OP5 Monitor também é compatível com o Nagios, outra ferramenta de monitoramento muito popular no mercado. Desta forma, é possível migrar do Nagios e reutilizar as configurações e plugins existentes. O OP5 Monitor é gratuito para até 20 dispositivos e possui um plano de preços com base em seus requisitos específicos.

Gostou de saber sobre monitoramento de rede? Então, leia também nosso artigo sobre os quatro fatos sobre a migração para a nuvem que você precisa saber e entenda ainda mais sobre as estratégias de TI!