Quando se fala em segurança digital, devemos ficar atentos a todos os detalhes para manter a proteção de dados confidenciais da empresa, bem como de seus funcionários e clientes. Com a chegada dos feriados de fim de ano, os cuidados devem ser dobrados — o que não significa deixar de aproveitar as férias. Deixe que a Governança de TI realize o serviço enquanto você estiver viajando.

Além dos cuidados em termos de software, é importante cuidar também do ambiente físico — medida fundamental em casos de férias coletivas na empresa. Quer saber como tirar o peso das costas e aproveitar o feriado com mais tranquilidade? Confira nossas dicas sobre gestão de TI!

Investimento em antivírus

Essa ferramenta é obrigatória em qualquer computador, mas algumas pessoas ainda acreditam que não faz diferença e só ocupa espaço. Um bom software é capaz de proteger desde infecções mais simples até roubo de dados confidenciais da empresa. Por isso, invista em um bom antivírus para evitar dores de cabeça na volta ao trabalho.

Proteção de dados na nuvem

De forma resumida, computação em nuvem refere-se a utilização de serviços na internet para processamento e armazenamento de dados. Contudo, devemos cuidar deles com as mesmas atenções dadas ao ambiente físico, considerando processos de cópias de segurança e demais recomendações para que este não seja afetado.

Equipamentos físicos a favor da segurança

Câmeras de segurança e aplicativos de celular são itens essenciais dentro de uma empresa, principalmente se o local não tiver movimento de pessoas durante algum período. Em caso de movimentação suspeita, os equipamentos emitirão um alerta para chamar a sua atenção e fazer o indivíduo ir embora rapidamente.

Além disso, é possível monitorar o ambiente em tempo real pelo seu smartphone, mesmo estando em casa ou viajando. Guarde o contato de alguma empresa de segurança e, se for necessário, acione uma equipe de vigilância para ir até o local.

Pirataria é um péssimo negócio

Pode ser tentador adquirir um programa caro por um valor mais acessível ou até mesmo de graça. Para esse aplicativo funcionar, é preciso instalar programas que burlam a chave de ativação do software. Com isso, sem que o usuário perceba, alguns programas maliciosos se armazenam nos arquivos e infectam a máquina, provocando desde lentidão até roubo de informações confidenciais.

Além desses problemas, conforme a Lei nº 9.610/98, a pirataria pode gerar pena e multa para cada cópia ilegal realizada. Portanto, apesar de um programa original ser um alto investimento, pense em garantir a segurança da sua empresa acima de tudo.

Importância do backup

Nas férias, pode ocorrer de uma máquina precisar permanecer ativa — apesar da ausência do usuário. O medo de perder todo o trabalho por causa de quedas de energia ou problemas de manutenção na rede elétrica pode fazer você pensar duas vezes antes de se afastar da companhia. Nesses casos, fazer um backup pode amenizar os danos e diminuir bastante as perdas — permitindo, inclusive, a recuperação dos dados.

Quando o assunto é proteção de dados, as precauções nunca são demais. Assim, você poderá aproveitar os feriados prolongados de forma bem mais tranquila.

Gostou das dicas? Então siga as nossas redes sociais e aprenda mais sobre a importância da gestão de TI para uma empresa.