Em um mundo que se transforma todo dia através da revolução digital, a tecnologia da informação tornou-se uma área estratégica que pode influenciar diretamente os resultados da empresa, muito distante de um passado onde era vista somente como uma ferramenta de produtividade.

Com a criação de soluções cada vez mais úteis e acessíveis às empresas de todos os portes e segmentos, a TI vem sendo utilizada como um diferencial para que elas possam se sobressair em meio a grande competitividade do mercado atual. Neste artigo, você vai tirar suas principais dúvidas sobre TI e entender melhor sua importância para as empresas. Acompanhe!

O que é a tecnologia da informação?

A tecnologia da informação é uma área que abrange diversas atividades relacionadas ao armazenamento, processamento, análise e gerenciamento das informações relativas ao negócio da empresa. A gestão da TI busca otimizar o uso dessas informações, por meio de soluções cada vez mais flexíveis de acordo com as carasterísticas de cada empresa.

Mas afinal por que isso é importante? Pois as informações são a base das decisões tomadas pelas empresas. Como exemplo, podemos citar as informações de clientes, os relatórios de cada área, as estatísticas de mercado e as regras de negócio. Todos os dias os colaboradores lidam com grandes volumes de informações, que são acessadas diretamente em seus computadores.

Quais são as tendências na área?

As maiores tendências estão relacionadas à obtenção de informações relevantes sobre processos empresariais, segurança de dados e economia de recursos computacionais. Veja abaixo algumas tecnologias que estão em ascensão:

Cloud computing

Com a cloud computing (computação em nuvem) os dados e aplicativos da empresa são armazenados em servidores externos e acessados por meio de conexão com a internet. Dessa forma, é possível contratar somente as quantidades de espaço de armazenamento e capacidade de processamento necessárias para utilização. Isso reduz gastos com manutenção e infraestrutura, além de trazer mais segurança para os dados do negócio.

Big Data

Big Data é uma estratégia que permite conhecer melhor o perfil dos clientes e concorrentes da empresa, por meio da coleta de um grande volume de dados que são analisados por um software inteligente. A tendência é que essa análise possa ocorrer de forma cada vez mais rápida e precisa, podendo ser utilizada para melhorar a experiência dos consumidores e atrair novos clientes.

Automação

A automação diminui a ocorrência de erros na execução de tarefas, já que reduzem a necessidade de interferência humana na realização de determinados serviços.

Isso aumenta a produtividade das equipes, além de reduzir os custos e o tempo necessário para concluir atividades. Uma ferramenta já bastante utilizada nesse sentido é o sistema de gestão empresarial (ERP), que ajuda a automatizar e integrar os processos da empresa.

Internet das coisas (IoT)

A internet das coisas é uma tendência que está fazendo surgir cada vez mais dispositivos capazes de conectar-se à internet, como videogames, câmeras e eletrodomésticos.

Isso é possível devido a sensores, chips e outras ferramentas que permitem que os dispositivos enviem e recebam dados da rede. A utilidade disso para as empresas é a possibilidade de obter informações valiosas sobre os processos do negócio, melhorando seu desempenho.

Por que ela é importante para as empresas?

A tecnologia da informação traz diversos benefícios para as empresas, como a otimização do tempo e recursos e maiores níveis de segurança digital. Veja a seguir algumas coisas que a TI pode fazer pela sua organização.

Manter a segurança da informação

A segurança da informação é uma das principais áreas de aplicação da TI para as empresas, já que é essencial para evitar o vazamento de dados sigilosos. A criação de uma PSI (política de segurança da informação), aliada a soluções como monitoramento de redes e a cloud computing, que permite a criação de uma infraestrutura mais segura, podem evitar que dados importantes sejam acessados de forma indevida.

Potencializar os negócios

A análise de dados por meio do uso de tecnologias como softwares de gestão de relacionamento com o cliente (CRM), big data e internet das coisas, podem aumentar a lucratividade do seu negócio. Elas permitem que você entenda melhor o perfil dos consumidores, para planejar melhores serviços, ações de marketing e vendas, com o objetivo de melhorar a experiência dos clientes com a empresa.

Reduzir custos

Muitas empresas têm gastos desnecessários com a infraestrutura de TI, adquirindo softwares que acabam não sendo utilizados ou recursos computacionais que não atendem às expectativas dos colaboradores. Ao realizar um bom planejamento dos investimentos na área, é possível saber exatamente quais são as reais necessidades tecnológicas do negócio, reduzindo custos e obtendo soluções mais eficientes.

Agilizar processos

O emprego adequado das diversas ferramentas de TI, como sistemas automatizados e boa infraestrutura de redes, permite integrar melhor os processos de todos os setores da organização e eliminar retrabalhos para agilizar tarefas. Duas das principais soluções para alcançar maior rapidez e simplicidade nos processos são a utilização de sistemas ERP e a migração de dados e aplicativos para a nuvem.

Por que ter uma equipe de TI?

Todas as áreas da empresa dependem do bom funcionamento dos serviços de TI para realizarem suas tarefas. Uma boa equipe não só deve prestar suporte operacional para os demais setores, como também atuar na implementação de soluções inovadoras, que tragam maior agilidade e facilidade no acesso à informação.

As ferramentas de TI devem ser utilizadas para estruturar melhor os processos internos da empresa e ajudar na gestão das informações, influenciando na tomada de decisões. Elas podem ajudar a obter um melhor relacionamento com os clientes e a criação de uma estratégia de negócios mais competitiva, aumentando a lucratividade.

Quais habilidades deve ter um profissional de TI?

O papel do profissional de TI é fundamental dentro da organização e não se limita mais à resolução de problemas técnicos como acontecia antigamente. Isso exige o desenvolvimento de habilidades específicas e constante investimento em capacitação. Estas são algumas das habilidades importantes para um profissional da área:

  • visão estratégica de negócios;
  • conhecimento técnico;
  • capacidade de resolver problemas;
  • boa comunicação;
  • capacidade de trabalhar em equipe;
  • criatividade e abertura para novidades.

Como você pôde ver, as inovações tecnológicas são capazes de aumentar a produtividade e melhorar os resultados dos negócios. Com a evolução da tecnologia da informação, os profissionais de TI estão sendo cada vez mais requisitados pelo mercado.

Para complementar a sua leitura e entender ainda melhor o assunto, veja por que o profissional de TI é essencial para a sua empresa.