Tendências de TI para 2019: não fique para trás

Com o fim de 2018, é hora de colocar em prática os planos para o novo ano. Isso inclui, nas empresas, a adesão a novas tendências de TI para a expansão de resultados e o aumento de produtividade. Ou, ao menos, é assim que elas deveriam pensar.

As empresas modernas são muito dependentes das tendências tecnológicas porque encontram nelas maneiras de reduzir os custos de infraestrutura e, às vezes, até mesmo de trabalho.

Empresas de pequeno e médio porte,  em particular, precisam estar atentas aos desenvolvimentos de novas tecnologias, ​para que se mantenham competitivas em relação às grandes corporações.

Por isso, reunimos algumas das tendências que mais influenciarão a rotina das pequenas e médias empresas (PMEs) no próximo ano. Continue a leitura e veja quais delas podem ser inseridas na realidade da sua organização.

Home Office

Uma pesquisa patrocinada pela Dell e a Intel aponta dados sobre um comportamento dos brasileiros que tem se tornado tendência: a prática do trabalho remoto. Cerca de 56% da população realiza parte de suas atividades de trabalho em casa.

Além disso, 32% responderam que o home office é mais produtivo do que estar no escritório.

Dentre os benefícios, estão:

  • Comodidade para reuniões: adotar o home office permite reuniões, conferências, entrevistas e treinamentos por áudio ou videoconferência; além disso, há o benefício alinhado à economia de tempo e dinheiro em ligações e transporte para deslocamentos;
  • Produtividade: geralmente as distrações são menores, o que evita os problemas típicos de escritório que atrapalham o dia a dia;
  • Menos estresse: quem faz home office evita estresse com locomoção, entre trânsito e transporte público.

Cloud Computing

A computação em nuvem, mais conhecida como cloud computing, tem como objetivo o armazenamento de dados e informação nesta chamada “nuvem”.

Por meio de uma infraestrutura compartilhada, que pode ser acessada de qualquer local e horário, otimizando investimentos.

Em 2019 a ideia é que cada vez mais empresas adotem este tipo de serviço. Isso porque ele permite maior:

  • Facilidade de acesso às informações – acessíveis via internet de onde quer que você esteja;
  • Integração com outros sistemas;
  • Economia;
  • Elasticidade: Facilidade na adaptação de tamanho e segmento de empresas.

Equipe de TI versátil 

Para acompanhar às mudanças de mercado, as equipes de TI estão se tornando cada vez mais versáteis.

Ferramentas de gerenciamento de tarefas e de colaboração entre colaboradores e equipes tem sido fundamentais nesse processo. Confira algumas delas:

Asana: Com o Asana, você pode criar projetos e tarefas e adicionar membros da equipe para executar determinadas atividades. Você também controla quem vê os projetos e tarefas para proteger dados confidenciais.

Da mesma forma, a solução permite compartilhar arquivos e colaborar com e-mails, comentários e notificações.

Inclusive, você pode trocar informações dentro da própria ferramenta, dispensando o uso de e-mails ou comunicadores.

Isso torna o compartilhamento, rastreamento, colaboração e a organização de tarefas muito mais simples e eficiente.

Trello: É uma ferramenta de gerenciamento de tarefas altamente visual. Essa ferramenta é conhecida por suas listas e cartões.

Você pode separar projetos por quadros, agrupar tarefas por cartões e definir tarefas individuais por listas. Além disso, você pode anexar links a cartões, comentar dentro dele e criar listas de verificação para monitorar o progresso das atividades.

Você também pode enviar imagens em cartões, fazendo do Trello uma espécie de Pinterest para criar quadros inspiradores.

Slack: Trata-se basicamente de um aplicativo de mensagens com muitos recursos para trabalho em equipe.

Ele é destinado a equipes e locais de trabalho, pode ser usado em vários dispositivos e plataformas e é equipado com recursos robustos que permitem que você converse não só individualmente, mas também em grupos.

Você também pode fazer upload e compartilhar arquivos com eles, bem como integrar-se a outros aplicativos e serviços, como o Skype para chamadas com vídeo, e controlar quase todas as configurações.

Office 365: Esta é uma solução que oferece aos usuários a capacidade de trabalhar a qualquer hora e de qualquer lugar, de maneira segura. Assim, graças à eficácia desses serviços on-line, sua empresa, independentemente de seu tamanho, pode ganhar em eficiência e reduzir custos.

  • Com ele é possível sincronizar e-mail,
  • agenda e contatos em todos os seus dispositivos,
  • atualização constante de todos os aplicativos contratados (sem custo adicional),
  • controle de todas as informações da empresa com mecanismos robustos de segurança e privacidade;
  • entre outros.

Produtividade e colaboração em nuvem

Para que sua empresa permaneça competitiva é importante garantir que você esteja sempre aproveitando as soluções mais eficientes e econômicas possíveis.

Nesse sentido, as soluções de colaboração, como o Office 365, tem se tornado cada vez mais presente no mundo empresarial.

Se você pensou que essa era uma tendência passageira, é melhor pensar de novo.

A cada dia surgem novas aplicações baseadas em nuvem que visam aumentar a produtividade e reduzir custos.

As soluções em nuvem tornam a colaboração em equipe mais simples e permite que o trabalho seja feito a qualquer hora, em qualquer lugar.

Para muitas pequenas empresas, tornou-se possível compartilhar informações de maneira transparente e permitir que diferentes colaboradores trabalhem no mesmo projeto simultaneamente, transformando a maneira como as tarefas são feitas.

Internet das coisas

A Internet das coisas ou IoT (Internet of things, em inglês) já está entre nós.

Apesar de comumente ser atrelada a soluções para o lar, esses dispositivos são capazes de coletar diversos dados e podem ser muito úteis para as empresas.

Espera-se que a IoT ganhe força em 2019, à medida que as empresas buscam maneiras mais inovadoras de oferecer dispositivos conectados que sejam úteis para o consumidor, mas que permitam que a empresa colete dados.

Isso permitirá que as empresas usem os insights fornecidos pelos dados para entender o comportamento de seus clientes com mais detalhes, para que possam oferecer produtos e serviços mais aprimorados.

Disaster Recovery

Desastres vêm em todas as formas e tamanhos. Não são apenas eventos catastróficos, como furacões, terremotos e tornados, mas também incidentes como ataques cibernéticos, falhas de equipamentos e até mesmo terrorismo, que podem ser classificados como desastres.

As empresas devem se preparar para enfrentar esses acontecimentos, criando planos de recuperação de desastres que detalham as ações a serem tomadas e os processos a serem seguidos para retomar as atividades com rapidez e sem grandes perdas de receita ou de negócios.

Caso contrário, as empresas podem sofrer grandes perdas financeiras e vir até a decretar falência.

Na área de TI, disaster recovery (DR) se concentra nos sistemas de TI que ajudam a suportar funções críticas de negócios.

Dessa forma, o disaster recovery  é um subconjunto das estratégias para continuidade de negócios e está sendo influenciado por algumas das principais tendências do setor de TI, tais como:

  • Serviços em nuvem: À medida que as empresas usam mais serviços de nuvem, descobrem que esses recursos podem se tornar parte de uma estratégia de disaster recovery. O DR baseado na nuvem tem o potencial de oferecer às empresas custos mais baixos e uma recuperação mais rápida, com testes mais fáceis e contratos mais flexíveis.
  • Virtualização: Para muitas empresas, a virtualização de servidores tornou-se um componente-chave da estratégia de DR, porque permite maior flexibilidade com recursos de computação. A virtualização tem o potencial de acelerar a implementação de uma estratégia de disaster recovery e a recuperação real em caso de desastre.

Conclusão

Cada uma dessas tendências e tecnologias constitui uma excelente oportunidade de negócios, com óbvias perspectivas de crescimento, e cuja exploração mal começou a tomar forma.

Claro, existem muitas outras alternativas. Se você conhece alguma outra tendência tecnológica que considere importante, não hesite em compartilhá-la nos comentários.

METROBYTE: ESPECIALISTA EM PROVER SOLUÇÕES DE TI

Temos ampla vivência gerencial em empresas onde a TI possui alto valor agregado ao negócio e é considerado ambiente de missão crítica. Nosso conhecimento técnico foi conquistado com muito estudo, certificações e aplicado na prática em grandes ambientes corporativos durante décadas.

A Metrobyte conta com uma vasta experiência em ambientes de alta criticidade e o conhecimento técnico adequado,para implantar uma gestão estratégica de TI alinhada ao futuro do negócio, das pessoas envolvidas e dos recursos tecnológicos empregados.