A virtualização de servidores não é uma novidade, mas somente agora as empresas estão começando a utilizá-la para otimizar o desempenho de TI. Veja como!

A virtualização não é uma novidade. Mas algumas empresas tem descoberto suas vantagens somente agora. Organizações de diferentes segmentos e tamanhos estão investindo consideravelmente em tecnologias de virtualização de servidores. Estão em busca de economia de energia e redução de custos com servidores físicos que consomem recursos paralelamente. Além de maior tempo de atividade e disponibilidade, com maiores possibilidades de recuperação em caso de desastres… E a lista continua.

Afinal, a virtualização de servidores provou ser uma solução revolucionária para gerenciamento de TI. Isso porque apresenta recursos que nunca seriam possíveis dentro de uma infraestrutura física.

Do ponto de vista financeiro, os benefícios dessa virtualização estão concentrados na redução de custos. Pois permitem que várias aplicações sejam instaladas em um único servidor físico. Além de permitir menos gastos com manutenção e reparos físicos.

virtualização de servidores

Além de reduzir custos, a virtualização de servidores oferece diversos benefícios a empresas dos mais variados portes e segmentos

Então, como exatamente sua empresa pode se beneficiar de uma infraestrutura virtual? Veja cinco motivos pelos quais você deveria investir nessa solução tecnológica:

#1 Custos de Hardware Reduzidos

Dizem que os humanos, teoricamente, usam apenas 10% da capacidade de seu cérebro. Da mesma maneira, a maioria dos servidores em um ambiente estritamente físico é muito subutilizada, usando cerca de 5 a 15% de sua capacidade.

Quando você implementa soluções de computação em nuvem ou servidor virtualizado, a utilização de hardware é aumentada. Uma vez que um servidor físico pode, agora, conter várias máquinas virtuais.

Já em 2011, a IDC, empresa líder em inteligência de mercado e consultoria nas indústrias de tecnologia da informação, relatou uma redução de 40% nos custos de hardware e software em departamentos de TI que adotaram uma estratégia de virtualização de servidores.

#2 Maior agilidade no “fornecimento” e na implantação de servidores

A virtualização de servidores permite o “fornecimento” e a implantação do sistema em pouco tempo. O que permite clonar uma máquina virtual existente sem as horas e os custos normalmente gastos na instalação de um novo servidor físico.

Empresas com ambientes virtuais já deixaram para trás o processo exaustivo de preencher um pedido de compra. Então, aguardar a chegada do servidor e, em seguida, aguardar a instalação do sistema operacional e das aplicações.

Além disso, vale mencionar o crescente número de racks e cabos que são necessários para acomodar os servidores físicos. Especialmente à medida em que eles aumentam. Certamente a virtualização do data center é necessária para que a maioria das empresas se torne cada vez mais atualizada e competitiva.

#3 Aprimoramento do Disaster Recovery com a virtualização de servidores

Talvez o maior benefício da virtualização de servidores seja a capacidade de mover uma máquina virtual de um servidor para outro. Tudo com rapidez e segurança. O backup de dados críticos é feito de maneira rápida e eficaz, pois sua empresa pode criar um site de replicação sem complexidade.

A maioria das plataformas de virtualização empresarial contém software que ajuda a automatizar a tolerância a falhas (failover) de modo ágil durante um desastre. Portanto, o software de Disaster Recovery também permite que você teste um failover de recuperação após desastres. Se ocorrer um desastre no data center, sua infraestrutura já estará configurada. Assim, estará pronta para tomar as medidas apropriadas para uma recuperação mais rápida e segura.

#4 Economia Significativa de Custos de Energia

Entre outros benefícios de virtualização de servidores, a migração de servidores físicos para máquinas virtuais permite consolidá-los em menos servidores físicos. O resultado? Os custos de resfriamento e energia são reduzidos significativamente. O que significa que você não apenas contribuirá com o meio ambiente, mas também terá mais dinheiro para investir em soluções tecnológicas que agreguem mais valor à sua empresa.

Outra grande vantagem é a capacidade de aposentar servidores físicos sem afetar aplicativos ou usuários. Tudo isso através da metodologia P2V (physical-to-virtual), convertendo uma máquina física em virtual. Ótimo, não é mesmo?!

#5 Maior Produtividade

Ter menos servidores físicos significa que há menos deles para manter e gerenciar. Conforme discutido anteriormente, também há uma economia significativa de tempo no processo de aquisição e preparação de um novo servidor. Isso deixa a equipe de TI com mais tempo disponível para tarefas mais produtivas e que agreguem mais valor à empresa.

Assim, a virtualização de servidores traz inúmeras vantagens para as empresas, mas sua transição deve ser feita de maneira planejada e bem executada. Contar com assessoria de equipes treinadas e preparadas para esse processo é essencial para que não ocorra erros nem perda de dados.

Agora que você já sabe como a virtualização de servidores pode otimizar o desempenho de sua TI, defina uma estratégia que seja compatível com o perfil de sua empresa.

Para continuar recebendo dicas como essas, assine a nossa newsletter e saiba mais sobre o mundo da tecnologia!