Segurança da informação: 6 erros comuns para não cometer e como evitar

O mundo digital está cada vez mais vulnerável às ameaças cibernéticas. Ataques e invasões tornam-se a cada dia mais comuns e difíceis de prever.

Tendo em vista essa realidade e a fragilidade das informações, as empresas precisam ficar atentas à sua política de segurança da informação, responsável pelos procedimentos que protegem seus dados vitais e confidenciais. Ignorar a importância desse processo pode ser fatal para a sobrevivência da organização.

Quer saber quais erros você deve evitar para garantir a segurança das suas informações organizacionais? Continue a leitura!

1. Não investir na segurança da informação

Você sabia que, segundo o pesquisador Carlos Affonso Souza, diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro, o Brasil é o país mais vulnerável a vazamento de informações?

Assim sendo, faz-se necessário que as empresas invistam no fortalecimento da infraestrutura da sua segurança da informação. Sem isso, reparar quaisquer danos que possam atingir a empresa direta ou indiretamente, bem como sua imagem, torna-se uma tarefa difícil.

Nesse contexto, é recomendável considerar a segurança de informações como um investimento e não apenas um custo organizacional qualquer.

2. Não ter controle de acesso às informações

Deve-se definir quem terá acesso a qual tipo de informação dentro da empresa. O controle do acesso aos dados organizacionais funciona como uma medida estratégica, evitando a vulnerabilidade deles.

Esse tipo de medida visa minimizar eventuais problemas que tenham ligação com informações sigilosas ou de grande relevância para a atividade empresarial.

3. Não ter um plano de contingência para segurança digital

Deixar de fazer planos de contingência é ignorar a possibilidade de eventuais falhas no sistema da organização. E, uma vez que isso aconteça, abre-se brecha para possíveis perdas ou vazamento de informações relevantes de mercado.

Sendo assim, ao investir em uma solução para a segurança da informação do seu negócio, lembre-se de elaborar um plano de contingência a ser seguido se for detectada qualquer falha. Comunique-o para os principais responsáveis por lidar com o problema, certificando-se de que todos o compreendam com clareza.

4. Deixar de utilizar logs para controlar possíveis alterações de infraestrutura

Os logs são arquivos que fazem o registro de atividades dentro do ambiente operacional. As alterações sofridas, conexões e pedidos de acesso, por exemplo, ficam gravadas e à disposição do gestor.

A disponibilidade desse tipo de informação é estratégica dentro de uma organização, pois garante um controle mais confiável dos dados. A partir desses registros, promove-se maior rastreabilidade de impasses operacionais, facilitando, desse modo, a resolução de problemas.

5. Desconhecer ameaças importantes

Como já foi dito, a cada hora, surgem novos vírus e ameaças no mundo digital. Sabendo disso, a equipe responsável pelo departamento de tecnologia precisa se precaver com toda as informações possíveis a fim de evitar problemas maiores.

Criar e monitorar redes de acesso móveis, bem como controlar o acesso dos usuários são atividades importantes nessa etapa.

6. Não realizar backups

backup nada mais é do que uma cópia de documentos e informações. É importante que as empresas mantenham uma política de backups para seus arquivos porque, em caso de ataques ou outros tipos de perdas, há a possibilidade de recuperação desses dados.

Viu como é importante dar atenção à segurança da informação nas organizações? Assim, torna-se mais fácil garantir a integridade do empreendimento. Para continuar recebendo dicas como essas, assine a nossa newsletter e saiba mais sobre o mundo da tecnologia!

Segurança da informação: 6 erros comuns para não cometer e como evitar

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