Apesar de ser uma prática bastante usada, fazer apenas um backup no HD externo não é a estratégia mais segura. Seus dados podem estar em risco! Saiba mais

Proteger suas informações e traçar estratégias para mantê-las sempre disponíveis tornou-se uma preocupação de muitas empresas. Isso dada a importância dos dados para a continuidade das atividades empresariais. Para isso, são utilizadas algumas estratégias, como fazer backup no HD externo.

Apesar de ser uma das estratégias mais usadas por pequenas e médias empresas, o backup em HD externo não é suficiente para garantir uma segurança da informação bem eficaz.

Nesse post, você descobrirá os riscos e vulnerabilidades às quais as empresas estão sujeitas ao fazer backup somente no HD externo.

Como fazer backup no HD externo pode de fato colocar dados em risco?

O HD externo está sujeito a diversos riscos que podem comprometer a segurança das informações e inviabilizar a recuperação de backups. Os principais riscos são:

#1 Pode quebrar facilmente

O HD externo mais utilizado é aquele básico com conexão USB e não possui uma proteção física robusta, então é necessário muito cuidado no seu manuseio. Quedas acidentais podem danifica-lo e impedir que as informações contidas nele sejam acessadas.

Interferências magnéticas de outros aparelhos é outro fator que pode comprometer a integridade das informações armazenadas no HD externo. Além disso, os dados podem ser comprometidos por acidentes com líquidos, como água e café.

#2 Fácil de ser roubado

A utilização de HDs externos para backup em empresas exige muita cautela. Pequenas unidades são muito fáceis de serem roubadas.

Além disso, se a empresa não contar com segurança física adequada, funcionários descontentes podem efetuar copias de todos os dados da empresa e utilizá-los para fins indevidos.

#3 Necessidade de intervenção humana

Como fazer backup no HD externo exige uma ação humana, diferentemente de opções automáticas, é necessário que haja sempre uma pessoa disponível para executar essa tarefa ao final dos dias.

O esquecimento da execução da atividade de backup pode se converter num grande inconveniente para a empresa.

#4 Ineficaz em caso de desastres

No fim das contas, após efetuar o backup dos dados, o disco rígido externo corre os mesmos riscos que os demais equipamentos da empresa. Ou seja, roubo, incêndio ou inundação são situações que fogem do controle de qualquer organização.

Para evitar esses riscos, seria necessário transportar, diariamente, o HD para um ambiento externo. Porém, esse procedimento expõe o equipamento a todos os outros riscos listados anteriormente.

como fazer backup no hd externo

Ao contrário do que muitos pensam, o HD externo não é a forma mais segura para proteger seus dados. Neste post você entende o porquê e, ainda, qual a melhor solução para estes casos.

Agora que você já sabe como fazer backup no HD externo tem colocado dados em risco, veja uma das melhores soluções para manter seus dados em segurança:

Backup em nuvem

Atualmente, a solução de backup em nuvem tem se mostrado uma das mais seguras e mais vantajosas. Isso principalmente para empresas de pequeno e médio porte. Dentre suas vantagens, destacam-se:

  • Preço:

Pequenas empresas não têm orçamentos ilimitados de TI. Por isso, é importante usar uma solução que atenda suas necessidades e não exija grande investimento. O soluções de backup na nuvem são acessíveis e seus preços variam de acordo com a necessidade do cliente.

  • Fácil acesso:

Ter dados na nuvem permite com que as empresas tenham acesso aos seus dados a qualquer momento e em qualquer lugar.

  • Disponibilidade:

As empresas que fornecem serviço de armazenamento em nuvem fazem cópias dos dados em locais diferentes. Logo, mesmo em caso de desastres, a informação estará disponível e segura.

  • Processo automático:

O tempo é uma das razões mais comuns pelas quais as empresas não estão fazendo o backup de seus dados. O backup na nuvem não exige um compromisso de tempo adicional, nem precisa de alguém para realizar essa tarefa. O que, por sua vez, acontece ao ter de saber como fazer backup no HD externo. Os arquivos de computador são copiados para a nuvem de forma automática e contínua, sempre que houver conexão com a Internet.

Conte com uma empresa especializada

Contratar uma empresa especializada para o backup na nuvem é uma das melhores formas de garantir a integridade e a segurança dos dados da sua empresa. Além disso, gasta-se apenas o que você realmente vai usar.

A Metrobyte oferece um serviço de backup em nuvem que inclui software, gestão dos dados armazenados e assessoria completa para recuperação desses mesmos dados. Tem como objetivo entender as necessidades da empresa para proteção de dados, viabilizar a aplicabilidade do produto e acompanhar diariamente a realização de todos os backups.

Achou interessante o backup na nuvem e gostaria de mais informações sobre o serviço? Entre em contato conosco agora e saiba mais!