Você já utilizou algum programa para recuperar arquivos? Conhece os procedimentos recomendáveis? Nosso especialista em TI e CEO da Metrobyte responde!

Em algum momento da sua vida você já deve ter tido a necessidade de recuperar um arquivo eletrônico. As causas podem ser das mais variadas… Tais como danificação de HD, de dispositivo USB ou, até mesmo, algum arquivo deletado por engano. Então, uma das soluções mais recorrentes é a utilização de algum programa para recuperar arquivos.

Atualmente, existem alguns serviços de recuperação de dados no mercado, mas nem todos são igualmente bons para recuperar arquivos perdidos. Por esse motivo, conversamos com o Laércio Santos, especialista em TI e CEO da Metrobyte, para mais detalhes e cuidados sobre o assunto. Veja!

Metrobyte: Qual a primeira atitude a ser levada em consideração quando equipamentos ou dispositivos físicos de armazenamento de dados, como cartão de memória e HD externo, falharem?

Laércio: A primeira coisa que o usuário deve fazer é parar de “escrever” no dispositivo. Vou explicar melhor… Já reparou que quando um arquivo é apagado, o processo é bem rápido? E até uma formatação tem a opção de “formatação rápida”? Pois é, quando um arquivo é apagado, em 99% dos casos ele pode ser recuperado, pois o que foi apagado na verdade é o localizador do arquivo. Portanto, caso você apague o arquivo e queira recuperá-lo, não fique testando o disco. Ou escrevendo mais dados ou copiando alguma coisa. Pois, isso sim, sobrescreverá fisicamente os dados, impossibilitando definitivamente a recuperação. Em seguida  podemos iniciar os processos de pesquisa na superfície física do disco e a recuperação propriamente dita.

programa para recuperar arquivos

“Quando um arquivo é apagado, em 99% dos casos ele pode ser recuperado, pois o que foi apagado na verdade é o localizador do arquivo.”

Metrobyte: Programas de recuperação de arquivos são realmente confiáveis?

Laércio: Cada programa tem uma metodologia, uns são mais e outros menos eficientes. Porém, nem sempre é possível recuperar os arquivos por meio de programas. Às vezes, o problema é físico, necessitando um reparo no próprio hardware.

Metrobyte: Quais as melhores práticas para selecionar um programa de recuperação adequado?

Laércio: Os melhores softwares são pagos. Além disso, sites especializados como CNET (download.com) têm boas opções, inclusive com trial (testes) que permitem visualizar os arquivos, mas não restaurar. O ideal é contratar uma empresa que já possui o software de recuperação de dados, expertise em executar o procedimento e que vai poder lhe auxiliar, inclusive, se o problema for de hardware. Assim como a Metrobyte.

Metrobyte: Há garantia de sucesso na recuperação de arquivos completos?

Laércio: Não há garantias totais, mas temos um bom histórico e recuperação em 80% dos casos. O que é uma excelente taxa.

Metrobyte: É possível recuperar arquivos em dispositivos móveis ou externos?

Laércio: Sim. A recuperação de arquivos não se estringe aos arquivos armazenados no PC. Ou seja, também é possível tentar recuperar arquivos apagados da memória em dispositivos móveis ou externos.

“O ideal é contratar uma empresa que já possui o software de recuperação de dados, expertise em executar o procedimento e que vai poder lhe auxiliar, inclusive, se o problema for de hardware.”

Metrobyte: Ao recuperar esses arquivos, devo fazer uma cópia das informações? Se sim, onde?

Laércio: O ideal é colocar as suas informações mais sensíveis na nuvem. Porém, o espaço é limitado… Então, recomenda-se contratar um serviço de gerenciamento de e-mails e arquivos que comporte a sua necessidade. Consulte sempre um especialista.

Prevenção é mais eficiente que um programa para recuperar arquivos

Como bem lembrado pelo especialista em TI, embora haja um alto índice de recuperação dos dados, prevenir ainda é a melhor solução. Nesse sentido, é muito mais eficaz, e menos dispendioso, ser totalmente apoiado por uma solução de backup.

Dependendo da situação, utilizar um programa para recuperar arquivos pode sair extremamente caro, pelo pagamento tanto da licença do software, quanto dos serviços de recuperação.

Ao contar com um serviço profissional de backup na nuvem, você poderá proteger seus dados, inclusive de e-mails,  de maneira eficiente e segura. Assim, a você poderá recuperar seus arquivos sempre que necessário.

Conheça outros fatores relevantes para a proteção das informações de sua empresa em nosso post sobre modelo de política de segurança.