A proteção de dados envolve diversos fatores que vão muito além da autorização de uso. Saiba como aumentar o nível de segurança de suas informações!

Proteção de dados sempre foi um tema que despertou muito interesse de todos. Mas, certamente, esse assunto nunca esteve tão em alta como em 2018.

O crescimento do debate acerca desse tema deve-se, principalmente, à adoção do novo Regulamento Geral de Proteção de Dados (GPRD – General Practice Research Database) pela União Européia. Além disso, há a aprovação do projeto de lei de proteção de dados pelo Senado brasileiro e que aguarda sanção da presidência.

Essas leis impõem, essencialmente, a necessidade de autorização dos usuários para o uso de suas informações pessoais. Porém, a proteção de dados vai além disso. Confira outros pontos que devem ser considerados:

1. Muito além do uso indevido

Além do uso indevido dos dados fornecidos, todo usuário de internet está sujeito a roubo e ataque hacker. Seja por meio de navegadores ou aplicativos – o que pode, simplesmente, deixar inacessíveis todos seus dados.

Por isso, principalmente no meio empresarial, é preciso implementar mecanismos de proteção de dados, bem como uma política de backup. Somente assim é possível recuperar as informações perdidas por apagamento não-intencional ou em decorrência de ciberataques.

2. Construindo um ambiente seguro

Implementar uma política de segurança da informação é essencial para qualquer empresa que deseja proteger os seus dados. Nela serão definidas itens essenciais, tais como:

  • Política de backup;
  • Política de acesso à rede e de criação de senhas;
  • Política de acesso à internet e de uso de e-mail.

Além disso, é importante contar com o auxílio de profissionais especializados que possam ajudar a identificar os riscos e vulnerabilidades da empresa.

proteção de dados

Saiba como fazer para manter seus dados protegidos das inúmeras ameaças presentes no dia a dia

3. Práticas que contribuem para a proteção de dados

Dados gerenciais, planos de negócio, contratos. Esses são apenas alguns exemplos de informações que circulam nas redes internas das empresas e que são alvos de ataques. Para protegê-las, existem alguns procedimentos que devem ser seguidos:

  • Utilização de antivírus e outros aplicativos de segurança:

Com frequência são criados novos softwares maliciosos com o objetivo de roubar ou destruir informações. Contar com ferramentas de proteção confiáveis é essencial.

  • Utilização de softwares originais:

O uso de softwares piratas pode significar, por si só, um risco de invasão, podendo abrir uma porta de entrada para invasores, que podem danificar seus arquivos e/ou invadir a sua conta bancária.

  • Treinamento dos colaboradores:

É importante que os funcionários estejam cientes dos riscos de segurança, bem como orientados a proceder de forma segura no ambiente de trabalho.

  • Realizar conexões por meio de VPNs:

Virtual Private Networks (VPNs) ou Redes Privadas Virtuais referem-se à criação de uma rede de comunicações entre computadores e outros dispositivos. O acesso a essa rede é restrito a quem possui as credenciais necessárias. Com o uso de VPN é possível estabelecer uma conexão segura entre um computador ou um dispositivo móvel autenticado e a empresa ou a nuvem.

  • Backup em nuvem:

Mesmo com todos os cuidados anteriores, a empresa ainda está sujeita a perder suas informações. Seja por falha humana ou devido a algum desastre, como um incêndio. Por isso, é importante contar com um backup dos dados em um local seguro, fora da empresa.

Em conjunto, essas medidas tendem a reduzir, e muito, o risco de perda de dados importantes para sua empresa.

4. Conte com uma empresa especializada

Contar com a consultoria de empresas que possuem grande vivência no mercado é indispensável para aumentar o nível de segurança da informação de sua empresa. Afinal, elas estão habituadas com diferentes situações de risco e vulnerabilidade e possuem as melhores soluções nesse segmento.

A Metrobyte oferece consultoria especializada em Segurança da Informação para proteger os dados de sua empresa e registros valiosos de propriedade intelectual.

Com as soluções de Segurança da Informação da Metrobyte, sua empresa estará mais preparada para enfrentar os desafios da era digital.