Controle de Internet delimita acesso a níveis de usuários

O controle de Internet nas empresas é essencial para garantir a produtividade  e a segurança dos dados. Veja soluções que você pode implementar em sua empresa

Redes sociais, sites de esportes, portais de notícias, sites de compra… são muitas as maneiras de perder tempo na Internet durante o horário de trabalho. Mas criar políticas de acesso muito restritivas pode contribuir para insatisfação dos funcionários. Além disso, atrapalhar a atividade da empresa, visto que muitas utilizam as redes sociais como instrumento de relações públicas e marketing. Nesse sentido, qual a melhor forma de efetuar o controle de Internet?

Há uma linha tênue entre ser muito rigoroso e evitar que os funcionários gastem muito tempo navegando na web. Para encontrar uma saída eficaz, diferentes níveis de controle de Internet devem ser colocados em prática. Continue a leitura para saber mais!

Privacidade vs controle

O uso da Internet nas empresas e seu monitoramento pelos empregadores é uma questão delicada. Afinal, há uma fronteira entre o controle legítimo, que as empresas podem e devem ter sobre seus funcionários e seus ativos, e a privacidade dos colaboradores.

Assim, hoje existem diferentes níveis de monitoramento nas empresas. Alguns têm políticas que incluem controle constante e revisão do que seus funcionários fazem na Web. Enquanto outros optam por respeitar seu direito à privacidade e tentam controlar o tempo de trabalho de outras maneiras.

Nesse sentido, veja algumas possibilidades de controle da Internet:

1. Defina uma política de acesso clara

Antes de mais nada, os colaboradores devem ser instruídos quanto ao uso da web. Os grandes problemas quanto a isso estão relacionados à queda de produtividade e à navegação em sites inseguros ou inadequados.

Instruir os colaboradores quanto ao uso correto pode ser eficiente. Dessa forma, eles tomam consciência dos motivos pelos quais esse recurso deve ser utilizado com moderação e responsabilidade. Você, como empregador, deve deixar claro para seus colaboradores o que eles podem e o que não podem acessar na web.

Além disso, eles devem estar cientes que podem ser monitorados, a fim de que a política de controle de Internet seja corretamente seguida e, devem ser avisados também, que estão sujeitos a punições, caso descumpram a política.

2. Efetue o controle de Internet por grupo de usuários

Como já dito, muitas empresas vêm utilizando as redes sociais como ferramenta de marketing. Por isso, não convém estabelecer um controle de Internet genérico para toda empresa.

Nesse caso, é essencial criar controles diferenciados para cada grupo de usuários, conforme sua necessidade. Assim, não há perda para a empresa e otimiza o trabalho de todos os colaboradores. Por exemplo: ao departamento de marketing, mídias sociais podem ser liberadas.

Obviamente, sites com conteúdo adulto, inseguros, de jogos, etc. devem ser bloqueados para todos os grupos, visando, principalmente, à segurança da informação e à produtividade dos colaboradores.

3. Monitore o uso da rede

Monitorar o tráfego da rede é essencial, não só para o bom funcionamento da empresa, mas também para garantia da segurança da informação. Por meio desse procedimento, você pode descobrir exatamente quando e quais sites são visitados.

Além disso, com uma ferramenta completa, é possível identificar outros problemas na rede, garantindo que a operação da empresa permaneça sempre estável.

A solução de Controle de Internet iOrange, da Metrobyte, é um serviço integrado entre hardware, software e assessoria de melhores práticas na utilização da Internet corporativa, realizado por técnicos especializados.

Com ele é possível:

  • Monitorar detalhadamente o uso da Internet por usuário;
  • Realizar um balanceamento de carga entre dois links;
  • Fazer a redundância automática caso um dos links apresente falha;
  • Bloquear sites por grupos de usuários e categorias como: Esportes, Redes Sociais e Pornografia, entre outras.

Agora que você já conhece formas e ferramentas para efetuar o controle de Internet, defina uma estratégia que seja compatível com o perfil de sua empresa. Para continuar recebendo dicas como essas, assine a nossa newsletter e saiba mais sobre o mundo da tecnologia!

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