Equipamentos corporativos: como escolher os melhores?

Quer entender mais sobre a importância da tecnologia dos equipamentos corporativos? Daremos dicas a seguir que tornarão isso ainda mais claro. Fique conosco nesta leitura e tire suas dúvidas.

Trocar os equipamentos corporativos da empresa é sinônimo de estresse para os gestores de TI. Isso porque não é necessário realizar apenas uma pesquisa de orçamento: o custo-benefício, suporte técnico e alcance de maior produtividade oferecido pelos aparelhos são itens que devem ser levados em conta na avaliação.

Então, a fim de avaliar os melhores equipamentos para sua empresa, serão necessárias análises de variados fatores para entender quais aparelhos são melhores para o seu negócio.

Computadores: doméstico x corporativo

Antes de falarmos qual é o melhor computador para a sua empresa, é preciso explicar a diferença entre computadores domésticos e computadores corporativos.

Não se trata somente do valor dos equipamentos — vai muito além disso. Citaremos então essas diferenças para entender por que o investimento em equipamentos corporativos vale mais a pena.

Durabilidade

Os computadores corporativos, por serem destinados às empresas, precisam ser um pouco mais duráveis do que os computadores domésticos. Dessa forma, o material utilizado nesses equipamentos deve ser mais resistente, de metais como alumínio ou aço. Já os domésticos costumam ser feitos de materiais como o plástico, que gera uma queda de durabilidade.

Outro fator importante é a capacidade de troca das peças individuais no caso de algum defeito. Aparelhos adquiridos para uso particular não permitem trocas individuais em muitas peças, sendo na maioria soldadas. Assim, em caso de defeito, é necessária a troca de todo o equipamento. Esse tipo de gasto seria inviável numa empresa.

Então, na hora da compra de computadores para sua empresa, escolha os equipamentos corporativos, sendo eles de boas marcas que permitam a troca de apenas algumas peças. Esse é o ideal, visando agilidade nos processos e menor investimento na manutenção.

Preço

Por se tratar de aparelhos com maior durabilidade do que os domésticos, os equipamentos corporativos possuem um valor um pouco elevado, mas que valem a pena se pensarmos no investimento de acordo com o tempo de duração do aparelho.

Então, é vantajoso investir um pouco mais nos equipamentos de marcas conceituadas, visando o fato de que eles durarão mais e, caso seja necessário, poderão ter peças individuais trocadas. Com isso, também é possível ter mais previsibilidade para o investimento.

Além disso, há sempre alguns descontos dados para empresas no momento da aquisição de equipamentos corporativos. Negocie com o seu fornecedor o melhor que poderá ser feito. Caso não tenha um fornecedor de confiança, procure opções renomadas e com boa reputação no mercado.

Softwares

Quando adquirimos computadores para uso pessoal, é possível notar na estreia do aparelho diversos softwares já pré-instalados na máquina. A intenção disso é facilitar o uso para o usuário novato. São algumas opções e, caso não goste, basta removê-las.

Porém, imagine ter que desinstalar esses softwares de várias máquinas no ambiente corporativo? Seria algum tempo gasto, que pode ser otimizado adquirindo equipamentos corporativos que já vêm somente com as instalações necessárias. Eles são mais enxutos e facilitam a vida da TI, aumentando a produtividade ao economizar tempo.

Como você pode ver, para ter o maior aproveitamento do seu investimento na empresa, é necessário realizar algumas buscas e encontrar o melhor fornecedor para a demanda da sua empresa, visando sempre qualidade, preço, configurações e suporte dos produtos adquiridos. Às vezes, o melhor equipamento é o que você já possui!

Quer ter os melhores equipamentos corporativos e softwares ou tirar suas dúvidas sobre o assunto? Entre em contato com a Metrobyte — também estamos disponíveis pelo (11) 3090-3663. Oferecemos os melhores equipamentos e serviços para a sua empresa!

Equipamentos corporativos: como escolher os melhores?

Solicite um orçamento