Os serviços em nuvem representam o futuro dos aplicações de TI. Diante disso, descubra as vantagens e planos do Office 365

O Microsoft Office 365 é uma solução completa que oferece aos usuários a capacidade de trabalhar a qualquer hora e de qualquer lugar, de maneira segura. Assim, graças à eficácia desses serviços on-line, sua empresa, independentemente de seu tamanho, pode ganhar em eficiência e reduzir custos. Mas ainda é comum que hajam dúvidas sobre os planos do Office 365.

Dessa forma, esse post esclarece as dúvidas sobre, bem como ressalta as vantagens da migração para essa solução. Confira!

Aplicativos presentes no Office 365 (Imagem: Microsoft)

Aplicativos presentes no Office 365 (Imagem: Microsoft)

Planejamento para a migração

Primeiramente, é preciso que se faça um planejamento para a adoção do Office 365. Esse procedimento inclui a elaboração de um check-list, para que nada seja esquecido e cause interrompimento significativo na atividade da empresa e impedir a perda de informações valiosas.

Dentre os principais itens a serem considerados, podemos destacar:

  • Elaboração de um cronograma de implementação:

Envolve a elaboração de um escopo, com previsão de datas para cada etapa.

  • Inventário do ambiente de trabalho:

Levantamento geral coletando diversas informações. Tais como: número total de usuários, logins de e-mail, versões e configurações de navegadores, sistemas operacionais, etc. Além de configurações de rede, locais de armazenamento e intranet, entre outras.

  • Decisões importantes sobre a implantação:

Estratégias para criar e/ou sincronizar contas, para autenticar usuários, quais dados serão migrados, quais dispositivos poderão se conectar remotamente, etc.

  • Preparação do ambiente para a migração:

Nessa etapa é necessário preparar a rede e os dados que serão migrados, atualizar as versões de softwares, etc.

  • Configuração do Office 365:

​​​​​​​Finalmente, é preciso configurar a assinatura dentre os planos do Office 365 escolhido. Então, definir as configurações dos aplicativos que serão utilizados, das contas e caixas de e-mail, entre outras.

Como migrar ao Office 365

Primeiramente, é necessário comprar um dos planos do Office 365. Atualmente a Microsoft oferece três planos diferentes para empresas: Office 365 BusinessOffice 365 Business PremiumOffice 365 Business Essentials. No processo de aquisição, deve ser informado o e-mail do administrador da assinatura.

Depois de ter seu plano, você pode prosseguir com a migração. Aliás, esse processo varia de empresa para empresa, dependendo de quais dados serão migrados. Mas, normalmente, a migração envolve os seguintes passos:

Passo 1: Ativação do Office 365

No e-mail recebido da Microsoft após efetuar a compra, contém um link para ativação. Então, basta clicar no link e fornecer os dados solicitados e ativar os serviços adquiridos. Depois, basta conferir se todos os dados estão corretos e finalizar.

planos do office 365

Passo 2: Configuração das novas contas do Office 365

Depois de ativar, é preciso configurar as contas dos usuários no Office 365. Assim, para compra, migração e configuração, recomendamos que solicite o auxílio de uma empresa especializada para evitar erros, como a Metrobyte.

Passo 3: Cópia da caixa de e-mail

Será realizada, então, uma cópia da caixa de e-mail. Isso inclui contatos e calendários para contas do Office 365.

Passo 4: Migração de outros dados

Normalmente, essa etapa é onde há mais variações. Afinal, depende de quais dados você deseja mover para o Office 365. Portanto, converse com a empresa especializada contratada como sua parceira para essa fase.

Passo 5: Cópia dos arquivos

MX record

Neste passo, seus registros de e-mail são copiados para o Office 365. Assim, seus usuários devem poder fazer login na nova conta do Office 365 no próximo dia útil, com todos os e-mails antigos já restaurados.

Contrate um especialista para auxiliar na migração

Todos os planos do Office 365 requerem alguns conhecimentos e ferramentas específicas para garantir que nenhum arquivo se perca ou seja corrompido durante a transição. Para isso, existem especialistas com experiência e certificação que podem ensinar a você práticas de segurança na nuvem.

Esses profissionais também oferecem um novo desenho de arquitetura da rede, caso haja incompatibilidade entre o Office 365 e o seu atual sistema. A Metrobyte realiza esse serviços com um time de alta expertise no assunto!

Vantagens de utilizar o Office 365

Agora que você já sabe como ativar o Micosoft Office 365, veja algumas vantagens do uso dessa solução:

  • Qualquer pessoa com acesso pode trabalhar no lugar que preferir;
  • Maior eficiência: Seus funcionários poderão trabalhar com os dispositivos que são mais confortáveis ​​para eles;
  • Compartilhamento de arquivos com outros usuários em tempo real;
  • A integração com o Skype facilita o contato com seus funcionários através de chat, voz, vídeo ou a possibilidade de compartilhamento de tela;
  • E-mail, agenda e contatos sincronizados em todos os seus dispositivos;
  • Atualização constante de todos os aplicativos contratados, sem custo adicional;
  • Controle todas as informações da empresa com mecanismos robustos de segurança e privacidade.

Se você deseja migrar para o Office 365 com segurança e aproveitar todas as funcionalidades da suíte sem correr o risco de perder documentos preciosos, entre em contato conosco. Afinal, a Metrobyte é especializada na concepção e desenvolvimento de estratégias para migração de todos os seus recursos instalados localmente para a nuvem! Está esperando o quê?