Vida útil de equipamentos: quando é a hora certa de trocar ou atualizar?

É importante cuidar de sua vida útil de equipamentos de informática para evitar perda de tempo e dinheiro com consertos desnecessários ou refazendo um trabalho perdido porque uma máquina parou de funcionar.

A seguir, preparamos algumas dicas para prolongar a vida útil de equipamentos de informática na sua empresa. Continue a leitura e saiba como reduzir custos ao identificar a hora certa de trocá-los ou atualizá-los!

Saiba que seu melhor investimento começa na decisão de compra

A decisão de compra de um equipamento de informática é semelhante à decisão de adquirir um carro. Você pode até se interessar por um veículo seminovo ou usado, mas sabe que sua depreciação será mais rápida do que a de um modelo novo.

Além disso, ele provavelmente gasta mais combustível e é menos seguro e confortável do que um novo. Mais arriscado ainda é comprar um produto de origem obscura e sem garantia de suporte técnico: o barato pode sair caro.

Na hora de decidir sobre a compra de itens de informática, leve em conta não apenas o preço na etiqueta, mas quanto tempo aquele bem vai durar.

Prolongue a vida útil de equipamentos com uma política de informática

O comportamento dos funcionários é o fator mais importante quando o assunto é a vida útil de equipamentos. De nada adianta ter modelos novos e potentes se seus usuários navegam em sites suspeitos, deixam os equipamentos sujos ou expostos ao calor etc.

Confira, abaixo, alguns elementos importantes para uma política de informática na empresa.

Uso de senhas

Cada funcionário deve ter seu próprio login e sua senha para acessar os computadores da empresa. As senhas precisam ser complexas e trocadas periodicamente, não podendo ser compartilhadas com ninguém.

Cuidados com a navegação

É recomendado que os funcionários evitem o uso pessoal dos equipamentos da companhia. Isso reduz as chances de invasão de vírus, spyware, malware e outros programas que podem deixar o funcionamento mais lento ou até levar à perda de arquivos.

Alguns programas maliciosos podem, inclusive, aumentar a conta de luz da empresa, já que fazem o computador trabalhar mais.

Atenção à limpeza

A manutenção dos equipamentos inclui a limpeza periódica por uma equipe treinada especificamente para isso. Poeira e outras sujeiras podem danificar os equipamentos de informática ou sobrecarregar os ventiladores.

Localização dos equipamentos

Todo equipamento de informática deve ser protegido da incidência de luz solar e do calor. Idealmente, eles operam em ambientes com ar-condicionado (pré-requisito para os servidores).

Já os itens móveis, como celulares e laptops, não podem ser abrigados em lugares quentes. Em caso de viagem a trabalho, o indicado é que sejam levados na bagagem de mão.

Diferenciação entre equipamentos internos e de uso externo

A política de informática também envolve a segurança dos dados da empresa. Pode-se determinar, por exemplo, que os equipamentos móveis tenham acesso à internet, mas não à rede interna (intranet) da organização.

Uso de mídias externas

Mídias externas, como pendrives, também podem conter vírus que infectam os equipamentos da empresa. E isso pode acontecer se um funcionário conecta o celular ao computador para carregar a bateria. Portanto, deve-se tomar cuidado ao permitir que o colaborador conecte mídias externas pessoais aos equipamentos corporativos.

Limpeza de dados

Os funcionários devem ser orientados a remover sistematicamente arquivos em desuso, programas antigos e assim por diante, para manter espaço livre em disco. Uma possibilidade é que o servidor da companhia abrigue um backup dos conteúdos que não serão mais usados.

Assim, o colaborador salva o arquivo nesse backup e, em seguida, apaga-o de seu computador. Mas uma empresa especializada também pode programar os computadores para deletarem sistematicamente itens salvos fora de determinadas pastas. Dessa forma, você mantém os equipamentos funcionando corretamente.

Atualização dos programas

Os programas de computador estão sempre recebendo atualizações que os deixam mais seguros ou fornecem novas funções. Para que os usuários não tenham surpresas desagradáveis com estas atualizações, é preciso identificá-las e analisar a real necessidade para que sejam instaladas sem gerar problemas.

Instale estabilizadores e preste atenção no monitoramento de alertas

A rede elétrica é uma das partes mais sensíveis de uma política de TI. Equipamentos que protegem suas máquinas de oscilações na rede elétrica evitam danos e também podem permitir que a empresa continue trabalhando no caso de alguma pane ou falta de energia. Assim, equipamentos e dados serão protegidos.

Determinados programas recebem atualizações críticas de segurança com maior frequência. Trata-se de um tipo de “recall” da TI.

Nesse caso, a atualização deve ser feita com urgência, resguardando a organização de um possível vírus ou alguma falha na programação que impeça que o aplicativo tenha o melhor desempenho.

Considere dar um upgrade nos equipamentos

Nem sempre um equipamento de informática mais antigo precisa ser substituído por outro novo. Em muitos casos, basta um upgrade para ele ganhar velocidade e desempenho, podendo rodar os programas mais novos e sofisticados.

Os jogadores de games de PC´s profissionais, por exemplo, tratam suas máquinas assim. Elas podem durar vários anos e suas peças vão sendo trocadas conforme necessidade. O processador, a placa de vídeo e as demais partes podem ser substituídas e todos os arquivos e programas salvos permanecem no equipamento.

Contrate uma empresa especializada

Se você já entende a importância da tecnologia nas empresas para aumentar a produtividade, sabe que mantê-la funcionando dá trabalho.

As manutenções e limpezas periódicas, o monitoramento de alertas de hardware e a identificação da necessidade de upgrades são serviços complexos e que se somam à carga de trabalho que a companhia já tem. Portanto, considere contar com a ajuda de uma empresa especializada nessa missão.

Quer aprender mais sobre como prolongar a vida útil de equipamentos de informática e outros benefícios da tecnologia para seu trabalho? Então, assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado sobre as novidades desse mercado!

Vida útil de equipamentos: quando é a hora certa de trocar ou atualizar?

Solicite um orçamento