Os maiores objetivos dos empreendimentos nos dias de hoje são: conquistar agilidade e eficiência e oferecer uma excelente experiência de compra para os clientes. Para alcançá-los em um cenário cada vez mais concorrido, é preciso entender qual a importância da tecnologia nas empresas, já que ela pode proporcionar todas as qualidades citadas anteriormente.

Mas se você ainda não entendeu os benefícios resultantes da tecnologia, sugerimos que continue a leitura. Ao final do post você terá aprendido tudo o que precisa para decidir se deve ou não investir nessa área — e acreditamos sinceramente que a sua escolha será positiva.

Como a tecnologia ajuda a aumentar a produtividade?

Uma das melhores maneiras de ganhar tempo nas tarefas diárias é diminuindo ou eliminando a necessidade do controle manual em atividades simples e rotineiras, substituindo a mão de obra por tecnologia.

Além de ter à disposição os colaboradores em funções estratégicas, essas atividades, quando realizadas por máquinas ou programas, podem ser concluídas em muito menos tempo.

Outro grande benefício da tecnologia em relação à produtividade é que, com um bom gerenciador de tarefas, todas as informações que entram e saem da empresa podem ser documentadas, registradas e armazenadas automaticamente. Isso garante que nenhum dado se perca por falha humana. Dessa forma, os profissionais tendem a perder menos tempo com retrabalhos, falhas ou procurando relatórios, por exemplo.

Perceba que a ideia não é substituir os colaboradores por máquinas ou softwares, mas colocá-los em posições estratégicas para que possam auxiliar nas otimizações de processos, enquanto a tecnologia se encarrega dos esforços repetitivos.

Como a comunicação também é otimizada?

Os ruídos de comunicação podem causar muitos atrasos, desentendimentos e até inadequação na entrega das atividades. Arquivos salvos em máquinas restringem, por exemplo, o acesso de outras pessoas, principalmente se estiverem ingressando remotamente.

Uma das vantagens da tecnologia é oferecer a possibilidade do acesso via nuvem. A cloud computing, como é conhecida essa tecnologia, é uma forma de trabalhar com os documentos salvos na internet, em servidores online.

Assim, qualquer pessoa (devidamente autorizada), de qualquer lugar do mundo e por qualquer dispositivo, consegue realizar alterações naquela planilha que será usada na apresentação de amanhã.

Além de poupar o espaço físico de armazenamento, a cloud computing proporciona menos burocracia. Programas que funcionam na nuvem não precisam ser instalados máquina por máquina. Basta um login e senha e todos os colaboradores conseguem acessá-los de maneira ágil e eficiente.

Qual a influência da tecnologia no relacionamento com clientes?

A primeira impressão é a que fica, não é verdade? Por isso, contar com equipes que saibam utilizar as ferramentas tecnológicas para elaborar apresentações eficientes e impactantes pode ajudar a conquistar prospects e aumentar as chances de negócio. Mas seria inocência acreditar que para por aí.

Equipes de marketing podem utilizam a tecnologia para elaborar campanhas mais assertivas e também para realizar o monitoramento do consumidor durante a jornada de compra.

Conseguem, dessa forma, entender suas necessidades e anseios e identificar oportunidades de contato, seja para oferecer produto ou para reforçar o branding content.

A importância da tecnologia nas empresas também está no auxílio ao pós-venda — com canais de comunicação via web para solucionar dúvidas e problemas — e também para continuar mantendo contato com os clientes, enviando-os materiais educativos, promoções e outras estratégias de cross selling e up selling.

Algumas organizações utilizam inclusive os chatbots para realizar contatos no SAC, de forma automatizada e eficiente.

Como a tecnologia pode auxiliar na segurança da informação?

Quando a empresa disponibiliza informações em nuvem e trabalha com conexões de rede, principalmente as externas, é importante garantir que toda essa informação seja transmitida de forma segura.

A internet é uma faca de dois gumes, ou seja, pode facilitar, mas oferece alguns riscos. E a melhor forma de manter os dados seguros é usando a tecnologia.

A computação em nuvem oferece possibilidades de criptografia das informações, isto é, elas ficam salvas em uma linguagem que só o seu sistema pode desvendar. Além da criptografia, é importante contar também com:

  • antivírus corporativo: uma versão paga dos antivírus que oferece proteção integral e suporte técnico;
  • firewall ativo: essa ferramenta de segurança funciona como um filtro que analisa todos os dados que entram ou saem da sua rede;
  • softwares originais e atualizados: como forma de precaução, é importante utilizar programas originais para evitar a dissipação de vírus pela rede.

Qual a importância da tecnologia nas empresas em relação às vendas?

Muitas empresas de pequeno e médio porte conseguiram, por meio da tecnologia, expandir os negócios com um investimento proporcionalmente baixo.

Isso porque, atualmente, a maioria das pessoas passa mais tempo navegando nas redes sociais do que fazendo qualquer outra coisa. Dessa forma, a melhor forma de impactá-las é por meio de redes sociais, anúncios em sites e, claro, um bom e-commerce.

Demos ênfase às PMEs porque os negócios online permitem que pequenos comércios disputem quase que em pé de igualdade com grandes nomes do varejo. Em um ambiente mais democrático, organizações que antes não eram conhecidas conseguem aumentar seu market share investindo apenas em tecnologia.

Ter uma página profissional nas redes sociais, saber publicar conteúdos que engajam, criar campanhas certeiras, produzir blogs, enfim, há várias ferramentas na internet que podem ajudar sua empresa a conquistar um número satisfatório de clientes.

Quais são as qualidades de um bom gestor de TI?

Agora que você já conheceu a importância da tecnologia nas empresas, que tal entender como contratar um gestor para essa área? A Tecnologia da Informação tem papéis fundamentais em uma empresa, deixando de ser apenas um centro de custos e passando a funcionar mais como um cérebro. Por isso, é esperado que um gestor de TI:

  • implemente boas práticas tecnológicas de governança;
  • administre física e logicamente toda a estrutura tecnológica da empresa;
  • elabore as regras e boas práticas para utilização de sistemas e softwares;
  • implemente métodos ágeis e eficientes para execução de processos.

Investir em tecnologia é uma excelente forma de se destacar dos concorrentes. Em um mercado cada vez mais competitivo, agilidade na entrega, qualidade na comunicação com clientes e projetos inovadores farão a sua empresa ganhar bastante destaque. Além disso, muitas soluções podem ser inseridas de forma gradativa, causando o mínimo de impacto na rotina interna.

Agora que você já sabe da importância da tecnologia nas empresas, aproveite para entender por que as atualizações tecnológicas devem acontecer de forma constante.