Garantir a integridade de informações deve ser prioridade de toda empresa e planejar o armazenamento de dados é uma importante etapa desse processo

A informatização dos processos empresariais fez com que a proteção dos dados se tornasse essencial para toda organização. Porém, muitas empresas, principalmente as mais enxutas, ainda cometem muitos equívocos quando o assunto é armazenamento de dados.

Uma das práticas mais comuns, e altamente arriscada, é o armazenamento de dados em apenas um disco externo, desconectado da rede. Essa prática pode até ser eficiente para se proteger de ameças externas como vírus e ataques cibernéticos… Mas ineficiente em caso de danos da máquina, roubo/perda. Ou até mesmo  desastres, como um incêndio, e principalmente para continuidade do negócio.

Pensando nisso, trouxemos algumas das melhores práticas para que a sua empresa não cometa erros nesse processo. Continue conosco para saber quais são elas.

1. Faça backup dos dados

Antes de mais nada, a empresa precisa garantir que seus dados estejam sempre disponíveis. Por isso, é muito importante instituir uma política de backup dos seus dados relevantes.

2. Onde guardar os dados de backup?

Tão importante quanto fazer o backup, é escolher suportes confiáveis para armazená-lo. As principais opções são os disk storages, as mídias físicas e o armazenamento em nuvem.

Disk Storage

Disk Storage é um equipamento que possui diversos discos. É utilizado exclusivamente para o armazenamento de dados. Suas vantagens são sua grande capacidade de armazenamento, durabilidade e possibilidade de sincronização. A sincronização é uma redundância de informação, que mantém seus dados disponíveis mesmo quando um disco apresenta problemas.

Vale ressaltar que, apesar de ser uma ótima opção de armazenamento de dados, o disk storage não deve ser a única. Isso porque, mesmo com o uso desse equipamento, a empresa fica sujeita a perder os dados em caso de desastres, por exemplo.

Mídias Físicas

As mídias físicas, tais como Blu-Ray, DVD e fitas (DAT, LTO, etc.), também são opções utilizadas para armazenamento de arquivos utilizados no dia a dia da empresa.

Muitas empresas optam por essa opção devido ao seu custo. Mas é a que apresenta menor desempenho. Afinal, demanda muito tempo, tanto no processo de gravação das informações como no processo de recuperação dos dados.

Por serem fáceis de transportar, essas mídias facilitam a execução de uma tarefa muito importante, que é a tarefa de ter as informações salvas em locais físicos distintos, como precaução para desastres. No entanto, há também a desvantagem de serem mais facilmente extraviadas, e furtadas nesse processo, ou ainda, danificadas pelo mau uso.

Armazenamento de dados em nuvem

Também conhecido como Cloud Backup, esta é uma das melhores soluções para armazenamento de dados disponíveis no mercado.

Dentre suas vantagens, podemos citar:

  • Maior segurança: Neste processo de backup, os dados ficam salvos em datacenters . Esses datacenters são espalhados por diferentes localidades, o que elimina o risco de perder as informações em caso de desastre.
  • Flexibilidade: A oferta dos serviços de cloud backup  é adequada às necessidades de cada empresa. Afinal, sua contratação pode ser modificada conforme a necessidade do cliente aumentar ou diminuir.
  • Acessível: Os custos com os serviços são compatíveis com a quantidade de informação armazenada pela empresa. Ou seja, empresas menores, com fluxo reduzido, podem contar com a segurança de seus dados sem precisar gastar com a compra de equipamentos caros.

Além dessas, existem outras vantagens em armazenar seus dados na nuvem. Confira-as nesse post de melhores práticas.

Não corra o risco de perder suas informações ou de uma má organização de armazenamento de dados

Não corra o risco de perder suas informações ou de uma má organização de armazenamento de dados

3. Conte com os serviços de uma empresa especializada

Os arquivos e  dados processados pela sua empresa são fruto de horas de trabalho para produzi-los. Por isso são tão valiosos e protegê-los deve ser uma prioridade. Portanto, é importante o auxílio de especialistas para planejar qual a melhor solução a ser adotada no seu caso.

Como vimos, o serviço de armazenamento em nuvem aliado a outros métodos e uma estratégia sólida de backup é uma das melhores soluções disponíveis atualmente. Porém, deve-se ter o devido cuidado ao contratar a empresa que vai ser responsável pela estratégia de proteção dos seus dados.

É essencial que a empresa contratada tenha experiência no mercado, infraestrutura adequada e uma equipe de profissionais treinada. Assim, haverá total foco em resolver os problemas do dia a dia deste processo.

Gostaria de saber mais sobre soluções de armazenamento? Entre em contato conosco clicando aqui.