Boas práticas de governança de TI

Governança de TI refere-se aos processos e práticas que garantem que a TI esteja integrada ao negócio de forma a apoiar os objetivos estratégicos da organização. As boas práticas de governança de TI ajudam a proteger os ativos da empresa, aumentar a eficiência dos processos de TI, reduzir os custos da TI e melhorar a qualidade dos serviços de TI.

De acordo com uma pesquisa divulgada pela CNN, o Brasil ficou no topo de vazamentos de informação em 2021. O especialista entrevistado afirma que quatro grandes invasões foram registradas e houve o vazamento de 227 milhões de dados brasileiros.

Mas como evitar o vazamento de dados? Aqui te contaremos 5 boas práticas para auxiliar na segurança dos seus dados.

5 boas práticas da Governança de TI

 

  • Utilizar ferramentas tecnológicas

Ferramentas tecnológicas têm se tornado fundamentais na governança de TI. Além de ajudar na tomada de decisões, ajudam a proteger os sistemas e aumentar a produtividade. Mas para tirar o máximo proveito deles, é importante escolher a ferramenta certa para cada necessidade.

  • Estabelecer metas

A criação de metas para a governança de TI é um processo importante para melhorar a eficiência e manter os dados seguros. As metas devem ser estabelecidas com base nas necessidades da empresa e devem incluir objetivos para a segurança da informação, operações, aquisições e recursos de TI.

Ao estabelecer metas, é importante considerar os objetivos da empresa, a capacidade de TI e as Restrições. As metas devem ser relevantes para a empresa e devem ser alcançáveis dentro do orçamento disponível.

Também é importante que sejam revisadas periodicamente e atualizadas para refletir as mudanças na estratégia da empresa e nos objetivos de TI.

  • Implemente e integre os canais de comunicação

A governança de TI é um processo importante para garantir que a TI esteja alinhada com os objetivos da organização e para assegurar que as decisões de TI sejam tomadas de forma adequada. Os canais de comunicação são um componente importante da governança de TI, mas nem sempre são bem implementados.

É importante garantir que os canais de comunicação estejam adequadamente estabelecidos e integrados na governança de TI. Os principais canais de comunicação incluem:

Alinhamento estratégico

Já ouviu falar de alinhamento estratégico? Basicamente, é um processo pelo qual a TI deve estar alinhada com os objetivos estratégicos da organização. Esse alinhamento deve ser recorrente e incluir a revisão das estratégias de TI, bem como a avaliação da adequação da estrutura e do orçamento da TI às estratégias da organização.

Planejamento

O planejamento é a definição de como as decisões de TI serão tomadas. No planejamento, é importante incluir a avaliação das necessidades de TI, a definição de objetivos e a seleção de soluções.

Implementação

O processo de implementação é colocar em prática as decisões de TI. Como boa prática, incluir a definição de um plano de implementação, a seleção de equipes de implementação e o acompanhamento da implementação são parte importante do desenvolvimento.

  • Gestão de incidentes e projetos

Implementar a gestão de incidentes se parte do processo, visto que o ambiente digital pode sofrer com diversas invasões. Os incidentes devem ser identificados, investigados, resolvidos e documentados.

A gestão de projetos é extremamente importante pois é por ela que os projetos de TI são planejados, executados e monitorados. Isso deve incluir a identificação de projetos, a avaliação de projetos, o planejamento de projetos, a execução de projetos e o monitoramento de projetos.

  • Políticas de segurança

A segurança da informação é um assunto de extrema importância para os dias de hoje. A informação é o nosso ativo mais importante e precisa ser protegida em todas as suas formas. Infelizmente, muitos gestores ainda não dão a devida atenção a esse assunto.

É necessário que as empresas adotem políticas de segurança na governança de TI. Essas políticas devem ser elaboradas de acordo com a realidade da empresa e devem abranger todos os aspectos da segurança da informação.

Boas práticas de governança de TI podem garantir seu sucesso.

A implementação de boas práticas de governança de TI é fundamental para manter o negócio sempre seguro e protegido contra possíveis invasões e roubos de informação. É importante que a equipe de TI esteja sempre atenta às novas ameaças virtuais e às possíveis vulnerabilidades da rede, para que possam tomar as devidas providências e garantir a segurança da empresa. Por meio de um bom plano de segurança, é possível evitar prejuízos financeiros, além de manter a imagem da empresa intacta perante seus clientes.

A contratação da Metrobyte permite à sua empresa adotar as melhores práticas de governança de TI. Com vasta experiência em governança de TI, a Metrobyte pode ajudá-lo a estabelecer processos e políticas que atendam às necessidades da sua organização. Além disso, a Metrobyte oferece um portfólio completo de serviços de TI, que inclui implantação de soluções, consultoria, suporte e mão de obra.

Ao contratar a Metrobyte, sua empresa pode contar com um parceiro de confiança que irá ajudá-la a alcançar os objetivos estratégicos da organização através da TI.

Boas práticas de governança de TI

Solicite um orçamento