Virtualização: o que é e como ela pode ajudar a reduzir custos?

A virtualização é a criação de uma máquina virtual dentro do seu computador, que oferece as mesmas funções que outro equipamento teria, mas sem a necessidade de existir fisicamente.

Ela pode ajudar você de várias maneiras dentro da empresa, trazendo alguns benefícios. Trataremos aqui sobre como é a virtualização e como ela pode ajudar a reduzir custos. Acompanhe a leitura e fique por dentro desse tema.

Como funciona a virtualização?

Virtualização é a criação de uma versão virtual de um equipamento. É a simulação de hardware, sistemas, dispositivos de armazenamentos ou de redes, que melhoram, dessa maneira, a produtividade da Tecnologia de Informação (TI).

Quais são os benefícios da virtualização?

Sabendo um pouco sobre como funciona a virtualização vamos falar sobre os benefícios que essa tecnologia pode proporcionar para a sua empresa. São eles:

Redução de custos

Como já dito, não é necessário manter vários equipamentos físicos na sua empresa. Com a implantação da virtualização, os provedores estarão todos em uma só máquina. Ou seja, pode gerar redução nos gastos com energia elétrica, reduzir o espaço físico, além de não ser necessário adquirir novos equipamentos.

Aumento de produtividade

Por se tratar de recursos remotos e virtuais, é possível acessar o sistema de onde estiver, desde que tenha autorização para tal. Basta estar conectado à internet para trabalhar nele.

Crescimento no poder de teste

Como é possível clonar um conjunto de máquinas e separar para testar funções, é muito mais fácil aumentar o número de testes feitos. Assim, você consegue gerar mais tecnologia ao seu negócio, além de fazer economia.

Otimização dos processos

Com todos os recursos que são disponibilizados por meio da virtualização, fica mais fácil realizar backups, manutenções e afins. Porque está tudo centralizado em um só equipamento, facilitando o acesso, pela sua disponibilidade.

Segurança da informação

Devido à criação de camadas diferentes dentro do mesmo computador, fica mais difícil a invasão de vírus para danificar os dados. Além disso, é mais fácil resolver problemas intencionais ou acidentais.

Quais são os tipos de virtualização

Vamos falar agora em quais casos a virtualização pode ser implantada na sua empresa. Geralmente nos vem à cabeça a virtualização de sistemas operacionais, mas há também outras opções para as empresas. São elas:

Virtualização de rede

Consiste em dividir uma camada de rede em várias outras camadas lógicas, isoladas entre si. Dessa maneira, é possível priorizar o tráfego dentro da rede.

Virtualização de storage

A principal vantagem desse tipo de virtualização é a otimização da performance e o espaço para armazenamento de informações. E é sabida a importância de manter os dados bem organizados, não é mesmo?

Virtualização de aplicação

Essa virtualização funciona para testes de aplicativos incompatíveis na mesma máquina. Como estarão em locais isolados, embora no mesmo equipamento, podem ser acessados normalmente.

Virtualização de hardware

Consiste em poder rodar diversos sistemas operacionais na mesma máquina. Assim, pode eliminar a incompatibilidade de aplicações, por conta de sistemas, e melhorar a alocação de recursos.

Portanto, existem alguns tipos de virtualização e eles trazem muitos benefícios para a empresa, pois oferecem vantagens econômicas, além de contribuir para o desenvolvimento do negócio.

Depois dessas informações sobre virtualização, que tal entrar em contato conosco para agendarmos uma consultoria e analisarmos a melhor maneira de implantar isso na sua empresa?

Virtualização: o que é e como ela pode ajudar a reduzir custos?

Solicite um orçamento